Essa caixinha de R$ 350 faz qualquer Android Auto ter conexão sem fio
Basta conectar o AAWireless ao carro para que ele substitua o papel dos cabos USB. Dispositivo já está à venda
A ideia de depender do cabo USB para utilizar interfaces Android Auto e Apple CarPlay parece cada dia mais incômoda. Pensando nisso, o Google até já liberou a versão sem fio do programa, mas ainda são pouquíssimas os carros já compatíveis com a função.
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É para driblar essa limitação que foi lançado o AAWireless, um pequeno dispositivo que transforma o Android Auto de qualquer carro numa versão que dispensa a conexão por cabos.
Do tamanho de uma caixinha de fósforos, o gadget foi desenvolvido pelo holandês Emil Borconi-Szedressy e financiado coletivamente no site Indiegogo. A ideia fez tanto sucesso que mais de R$ 5 milhões foram arrecadados e a ideia saiu do papel com sucesso.
Já à venda, o AAWireless funciona de modo simples: basta conectá-lo à porta USB e realizar, via aplicativo, o pareamento com o smartphone. O celular, via rede Wi-Fi dedicada, transmite todos os dados de mapas, chamadas e aplicativos à caixinha, que os repassa ao carro. Todas as funcionalidades do Android Auto rodam normalmente.
Dentre os requisitos operacionais, há apenas necessidade que o celular tenha Android 9.0 ou superior instalado — algo existente na maioria dos telefones. Não há, entretanto, suporte a qualquer versão do Apple CarPlay.
O AAWireless cumpriu a fase de prototipagem com sucesso e está à venda no Indiegogo por US$ 65 — cerca de R$ 350. É muito mais barato que trocar a central multimídia do carro e não gera riscos à garantia do veículo.
Até o momento mais de 3600 pessoas garantiram a pecinha, com entrega prevista para março.
Cerca de 350 dispositivos já foram entregues, e relatos dão conta de que o produto funciona como prometido, com apenas alguns bugs ocasionais. De acordo com Borconi-Szedressy, haverá atualizações constantes, feitas via internet, que seguirão melhorando a qualidade do seu invento.
Seja pelas versões sem fio das interfaces veiculares ou pelo carregamento por indução, a era dos cabos USB nos carros parece estar perto do fim.
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