Abarth apimenta Fiat 124 Spider com dois modelos especiais
Roadster tem até versão homologada para ralis com 300 cv
A Abarth, divisão de alto desempenho do grupo Fiat, aproveita o Salão de Genebra para exibir duas versões especiais do Fiat 124 Spider.
A mais vistosa delas é a Abarth 124 Rally, nitidamente inspirada nos clássicos 124 e 131 preparados para competição nas décadas de 60 e 70. Além da pintura especial, o roadster recebeu reforços estruturais, gaiola de proteção contra capotamentos, capota rígida fixa, bancos concha com cintos de cinco pontos e outros acessórios necessários para homologação na categoria FIA R-GT, voltada para carros de rali.
O motor escolhido para impulsioná-lo é um 1.8 com turbocompressor e injeção direta de combustível, entregando 305 cv a 6.500 rpm. O veículo conta com transmissão sequencial de seis marchas com paddle-shifts atrás do volante e diferencial de deslizamento limitado. Embora o Fiat 124 original tenha uma distribuição de peso de 50% no eixo da frente e 50% atrás, o bólido de competição propositalmente distribui parte de seu peso no eixo dianteiro, melhorando a aderência mesmo em situações adversas. Já o centro de gravidade foi rebaixado em comparação ao modelo de rua, também visando um melhor comportamento nos ralis. As primeiras encomendas serão aceitas logo após a realização do Salão de Genebra, sendo que a estreia do Abarth 124 Rally nas corridas está prevista para 2017.
Se você não precisa de um veículo para competições, o Abarth 124 Spider é a escolha certa. Pesando apenas 1.060 quilos, distribuídos perfeitamente em 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, o roadster é movido por um motor 1.4 MultiAir Turbo de aproximadamente 172 cv e torque máximo de 25,5 mkgf, suficientes para leva-lo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 230 km/h. Duas opções de transmissão (manual de seis marchas ou automática sequencial) podem equipar o modelo, sendo que o 124 Spider conta com um modo Sport, que altera as respostas do acelerador. Já o sistema de freios é da Brembo e os amortecedores Bilstein foram desenvolvidos em conjunto com a Abarth especialmente para o modelo.
O design naturalmente esportivo do roadster derivado do Mazda Miata ganhou um tratamento especial da Abarth, com direito a para-choque frontal redesenhado, extrator de ar traseiro e aerofólio redesenhado para melhorar a aerodinâmica. Já o capô preto fosco é uma das referências ao antigo 124 Spider.