10 opcionais que são tão caros quanto um carro zero km
Rodas de magnésio, pintura especial, jogo de malas com grife, carroceria de fibra de carbono... tudo isso por precinhos camaradas
Enquanto as fabricantes convencionais trocam as longas listas de opcionais por pacotes fechados ou mesmo por novas versões, as marcas de luxo fazem questão de garantir aos clientes o direito de escolher qualquer item extra. Qualquer mesmo, até os mais esdrúxulos, como você verá a seguir.
“Spirit of Ectasy” de ouro nos Rolls-Royce: 9.500 euros
A bela estátua retrátil na frente dos Rolls-Royce é um dos grandes ícones da indústria automotiva. Mas pagando-se o equivalente a R$ 35.150 (o preço do Volkswagen Take Up! básico) troca-se a peça cromada por uma exclusivíssima de ouro de 24 quilates.
Faróis a laser da BMW: 11.570 euros
Opcional para o BMW i8, o sistema de faróis a laser oferece a vantagem de um alcance até 10 vezes maior que os halógenos, além do peso final do sistema ser menor, o que é vantajoso para um esportivo. Difícil é saber se o preço equivalente a R$ 42.850 (o mesmo que um Fiat Palio 1.0) compensa.
Sistema som Bang & Olufsen para o Audi A8: 41.500 reais
Ao todo, o sistema da renomada fabricante dinamarquesa Bang & Olufsen possui 15 alto-falantes de altíssima definição (entre tweeters, mid-ranges, woofers e subwoofers) e dois amplificadores com 1200 watts de potência, além de todo o projeto de acústica privilegiada. Mas custa o mesmo que um Uno Attractive 1.0.
Teto starlight dos Rolls Royce: 11.660 euros
Para ter entre 1.000 e 1.200 pontos de luz no teto, simulando um céu estrelado cobram o equivalente a R$ 43.125, o mesmo valor de um Gol Trand 1.6. É interessante ressaltar que estes pontos de luz são de fibra ótica e a instalação deles é totalmente manual.
Adesivos para Ferrari: 18.000 euros
Não há nada que impeça um comprador de Ferrari a personalizar seu carro com faixas ou envelopando apenas o teto, mas é possível fazer isso ainda na fábrica. O problema é o custo de R$ 66.600, o mesmo que se cobra por um Cobalt LTZ automático.
Jogo de malas Louis Vuitton para o BMW i8: 19.000 euros
O BMW i8 também tem malas como opcionais. Mas não são malas comuns: são da Louis Vuitton e têm dimensões perfeitas para os porta-malas do esportivo híbrido. Para alguns pode justificar o valor equivalente a R$ 70 mil, o preço de um Duster 1.6.
Rodas de magnésio para o Porsche 918 Spyder: 30 mil euros
Exclusivíssimo, o Porsche 918 Spyder tem opcionais caríssimos. Entre eles estão as rodas de liga de magnésio, mais leves que as convencionais, pelo equivalente a R$ 111 mil. Com pouco mais é possível comprar um Citroën C4 Picasso.
Cor Liquid Metal Chrome Blue do Porche 918 Spyder: 59.500 euros
É difícil definir esta pintura disponível para o Porsche 918. Trata-se de um tom de prata puxado para o azul com acabamento fosco. Eleva o preço do carro em cerca de R$ 212 mil, uma diferença que permite a compra de um Land Rover Discovery Sport com motor diesel, por exemplo.
Relógio Breitling do Bentley Bentayga: 150.000 euros
Recém-lançado na Europa, o Bentley Bentayga pode ter em seu console central um exclusivo relógio Breitling totalmente mecânico (ou seja, sem nenhuma eletrônica ou bateria), feito em ouro maciço e decorado com diamantes. Custa o equivalente a R$ 550 mil, ou metade do preço do Bentayga na Europa. Aqui, compra-se um Porsche 911 Carrera com este preço e ainda sobra para o IPVA dele.
Carroceria de fibra de carbono do Bugatti Veyron: 283.000 euros
Fora de linha, o Bugatti Veyron poderia ter toda sua carroceria feita de fibra de carbono. Para isso o futuro proprietário teria que desembolsar R$ 1.100.000. É praticamente o mesmo valor do novo Audi R8 aqui no Brasil.