Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez publicidades automotivas que fugiram um pouco da realidade

A criatividade das montadoras (e das agências de propaganda) sob nossa lente de aumento

Por Redação
Atualizado em 5 jun 2021, 10h24 - Publicado em 7 nov 2016, 19h41

 

Galaxie LTD

Ford Galaxie LTD

O anúncio de 1969 era pura exclusividade: “O carro menos vendido no Brasil”. Com 5.544 vendas (somadas todas as versões do Galaxie), ninguém da Ford deve ter se lembrado de Puma (287 carros) ou Toyota Bandeirante (298), fabricados no mesmo ano.

 

Renault Gordini

Renault Gordini Renault Gordini

Continua após a publicidade

Com um bordão que proclamava os “40 hp de emoção” do Gordini, a Renault nunca disse exatamente qual era essa emoção. Talvez fosse a ansiedade de esperar 17,3 segundos para acelerar de a 0 a 80 km/h, segundo teste de maio de 1966.

 

Chevrolet Opala

Chevriolet Opala 3800 Chevriolet Opala 3800

Não se conhece um estudo que apontasse a alta lucratividade do Opala como táxi. Mas, nos anos 70, ele era propagandeado como o carro que dava mais dinheiro na praça. Será que ninguém se lembrou do Fusca?

 

Dodge Polara

Dodge 1800 Polara Dodge 1800 Polara

“Potência de carro grande, economia de carro pequeno.” O lema de 1976 dava a entender que o Polara era um exagero de rendimento. Vá lá que comparado aos seus pares seu desempenho era superior, assim como seu apetite diante da bomba de combustível.

Continua após a publicidade

 

Ford Fiesta 2007/08

Ford Fiesta 2007/2008 Ford Fiesta 2007/2008

Chamar carro remodelado de nova geração é quase tradição no Brasil. O Fiesta 2007/08 foi só um exemplo. “Seu nível de exigência vai subir. Novo interior. Novo design. Totalmente novo. Melhor só sendo seu.” Mas de fato era um face-lift. E só.

 

Chevrolet Caravan

Chevrolet Caravan Chevrolet Caravan

Ao bolar a frase “o primeiro station wagon brasileiro”, quando anunciava o lançamento daCaravan 1975, a Chevrolet parece ter se esquecido da Simca Jangada e até da sua Veraneio. Sem falar de Vemaguet e Variant, também com duas portas.

 

Hyundai i30

Hyundai i30 Hyundai i30

A palavra “novo”, repetida a cada foto do anúncio do i30 2011, incluía motor, câmbio automático, rodas e… entre-eixos? A própria marca explicou depois que as melhorias estavam nos detalhes, como coletor de escapamento ou reprogramação da injeção.

Continua após a publicidade

Pouco tempo depois, a Caoa criou uma polêmica ainda maior no lançamento do Veloster. Deu até processo – num deles, o comprador de uma unidade na época ganhou na justiça o direito de receber um exemplar zero km, com tudo o que havia sido anunciado.

 

Lifan 320

Lifan 320 Lifan 320

“Lifan 320 vem com tudo! Elegância, conforto e personalidade”, diz um anúncio atual. De fato, não se pode negar sua personalidade marcante. Pena que ela venha do design do Mini Cooper, de onde o compacto chinês tirou a originalidade de suas linhas.

 

VW Fusca 1500

Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen

Em 1967 a publicidade da VW já havia apelidado o Fusca 1300 de “Tigre”. Quatro anos depois, outra dose de exagero, dessa vez para o 1500: “Pise no acelerador e ele vira fera”. Fera? Com seus 126 km/h de máxima, estava mais para gatinho.

 

Ford Corcel GT

Ford Corcel GT Ford Corcel GT

“Cuidado: carro bravo”, dizia a campanha de 1971. Só que não foi bem isso que Colin Chapman pensou após testar para QUATRO RODAS o Corcel GT, com seus mansos 80 cv. “Acho que não vamos chegar nunca”, registrou o criador da Lotus, ao volante do GT.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.