Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Dez inovações que, de novas, não têm nada

As inovações automotivas que na verdade vieram do passado

Por Redação Atualizado em 24 nov 2017, 19h49 - Publicado em 11 jan 2016, 19h57

Etak Navigator

Fibra de carbono

Ferrari 288 GTO

O novo McLaren P1 chega como referência em alívio de peso. Seu chassi moldado em fibra de carbono tem apenas 100 kg. O recurso para redução de peso já era usado nos anos 80, como na Ferrari 288 GTO (foto), de 1984.

Táxi elétrico

Detroit Electric 1916

Hoje eles são a última palavra, mas os carros elétricos, como o Detroit Electric 1916, já circulavam na Europa no fim do século 19. Antes da Primeira Guerra havia até táxis movidos a bateria, que logo perderam lugar para os eficientes motores a gasolina.

Teto targa

Porsche 911 Targa

Desempenho com cabelos ao vento sempre foi um desafio nos conversíveis. A Lamborghini resolveu o problema no Aventador Spyder, com dois painéis de carbono removíveis. Assim ele atinge 350 km/h. Mas a solução é velha: a Porsche criou o 911 Targa em 1966 e virou sinônimo de conversível que deixa a estrutura do teto apatente.

Navegadores

Iter Avto

Eles são a solução para os perdidos de hoje, mas o acessório Iter Avto já fazia a mesma coisa nos anos 30 – só que era mais enrolado… Toda vez que o carro mudava de rota, o rolo de mapa precisava ser trocado, uma vez que ele só se desenrolava num único sentido. O primeiro navegador mais parecido com o que temos hoje foi o Etak, lançado nos EUA na década de 1980 (foto no início da matéria).

Farol direcional

Tucker Torpedo

Quando chegou ao Brasil, em 2007, o C4 Pallas trazia faróis cujo facho acompanhava o volante nas curvas. A “novidade” chegou quase 60 anos após estrear no Tucker Torpedo, de 1948, com o farol central ligado mecanicamente à direção.

Econômetro

Passat TS

Para ajudar o motorista a aliviar o pé e poupar combustível, os carros estão ganhando o econômetro, que indica o quanto o modelo está consumindo. Moderno, não? Que nada. Nos anos 70 a Volks já oferecia o vacuômetro no Passat TS, que tinha a mesma função.

Farol de altura regulável

Cadillac Eldorado

Ao ver o BMW M6, que muda o farol de alto para baixo sozinho para não ofuscar o veículo no sentido contrário, pode-se achar isso é moderno. Mas em 1952 o Cadillac Eldorado já oferecia o recurso, com o Autronic-Eye, um sensor colocado sobre o painel.

Painel digital

Kadett GSi

Ainda hoje os instrumentos digitais são vistos como sinal de modernidade. Mas, no começo dos anos 90, Monza EF500 e Kaddet GSi já traziam a tecnologia luminosa de ponta, numa época em que os ponteiros dominavam o jogo.

Suspensão a ar

Citroën DS

Supensão pneumática é um luxo de poucos sedãs alemães topo de linha. Mas já equipava o vanguardista Citroën DS, de 1955, mantendo a carroceria nivelada mesmo carregada. Macia e ao mesmo tempo estável, ela foi chamada de “tapete mágico”.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)