Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Guia de Usados: VW Gol Geração 5

Líder de mercado há 27 anos, ele continua sendo um dos hatches mais disputados no mercado de usados

Por Felipe Bitu
Atualizado em 31 mar 2017, 18h49 - Publicado em 24 out 2014, 19h30

usado usado

Procurando um hatch compacto e não sabe por onde começar sua escolha? Que tal experimentar o modelo preferido pelos brasileiros há 27 anos? A quinta geração do VW Gol justifica a fama conquistada pelos antecessores: continua sendo um verdadeiro cheque ao portador no mercado de usados. Baseada na plataforma PQ-24 (Polo e Fox), a G5 enfim adotou o motor na posição transversal: versão de entrada (1.0 de 72/76 cv ou 1.6 de 101/104 cv). Mas manteve o acabamento espartano: trazia só a regulagem de altura para o banco do motorista e os cintos, para-choques pintados, faróis monoparábola e roda de aro 13 com calota.

A versã Trend agregava faróis biparábola, roda aro 14 com calota, chave canivete, conta-giros, porta-

objetos e estofamento superior. A Power (só 1.6) adicionava direção hidráulica, roda aro 15 com calota, faróis de neblina, frisos laterais, detalhes cromados e kit visibilidade (limpador/desembaçador traseiro). O Gol passava a oferecer opcionais como airbags e ABS, mas a maior parte deles só foi equipada com ar, roda de liga, vidros e travas elétricas, computador de bordo I-System e rádio com Bluetooth. O acabamento era inédito: carroceria com vãos uniformes e interior com plásticos bem-encaixados.

Nesta geração, o Gol deu seus tropeços: cinco recalls nos três primeiros anos de fabricação, com

problemas como para-brisa trincado, servofreio inoperante, rolamento de roda com defeito e uma campanha para trocar o óleo e estender a garantia do motor. Problemas que acabaram sanados, mas que danificaram aquela aura de indestrutível do Gol.

Continua após a publicidade

De lá para cá, mudou pouco: câmbio automatizado I-Motion em 2009, série Seleção em 2010 (1.0,

direção hidráulica, farol de neblina e roda exclusiva), versão Rallye em 2011 (suspensão alta e visual aventureiro) e a opção por luz de emergência em frenagens bruscas e volante multifuncional em 2012. Tudo indica que ele não completará o 28º ano na ponta: o Palio já assumiu a liderança e o Onix tem ameaçado. Mas ele continuará firme entre os usados, graças à dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez inquestionável. Basta anunciar que vende.

FIQUE DE OLHO

Muito cuidado com os primeiros Gol G5 com o motor 1.0 VHT, que apresentou problemas de lubrificação. Em casos extremos, o bloco foi substituído por outro com numeração diferente ainda em garantia, mas sem a retificação obrigatória no documento do carro junto ao aos órgãos competentes. Portanto, cheque sempre a numeração.

NÓS DISSEMOS

Julho de 2008

gol2.jpeg gol2.jpeg

“O motor EA-111 1.0 é o mesmo do Geração 4 (agora na posição transversal), mas a versão 1.6 trocou o motor AP600 pelo EA-111 (mais evoluído) de Golf, Polo e Fox. (…) Os engenheiros da Volkswagen puseram coxins de motor feitos de alumínio. As vibrações do antigo Gol, que faziam lembrar um carro a diesel, ficam no passado. (…) O novo modelo resgata todos os valores que faziam o Gol dos anos 80 ser um carro gostoso de dirigir. (…) A suspensão é justinha sem ser dura, tão boa quanto a do Polo e talvez melhor que a do Fiesta. O novo câmbio é uma delícia, de engates certeiros e facílimos, uma homenagem ao Gol pioneiro.”

Continua após a publicidade

PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)

Gol 1.0

2010: 21 400

2011: 22 818

2012: 23 975

2013: 26 202

Gol 1.6

2010: 24 496

Continua após a publicidade

2011: 26 967

2012: 27 801

2013: 31 800

Gol 1.6 Rallye

2011: 32 084

2012: 33 238

Continua após a publicidade

2013: 35 985

PREÇOS DAS PEÇAS

Para-choque dianteiro

Original: 695

Paralelo: 480

Farol (cada um)

Original: 580

Paralelo: 390

Continua após a publicidade

Pastilhas dianteira (par)

Original: 150

Paralelo: 110

Disco de freio (cada um)

Original: 182

Paralelo: 160

Lanterna traseira (cada uma)

Original: 287

Paralelo: 264

PENSE TAMBÉM NUM…

Hyundai HB20

hb20.jpeg hb20.jpeg

O maior rival do Gol é o Fiat Palio, mas seu brilho foi ofuscado pela chegada do HB20 no fim de 2012: bonito e moderno, ele chacoalhou o mercado, disposto a aguardar até três meses de espera pelo coreano. Robusto e bem-construído, ele resistiu ao teste de Longa Duração, apresentando baixo custo de manutenção e bom atendimento da rede. Tem garantia de cinco anos e seu acabamento é de boa qualidade e a dirigibilidade da versão 1.6 16V guarda um trunfo sobre o Gol: uma autêntica transmissão automática convencional, que tem apenas quatro marchas, mas trabalha sem os trancos do I-Motion.

ONDE O BICHO PEGA

gol3.jpeg gol3.jpeg

Transmissão I-Motion

Atenção especial ao estado de peças como disco de embreagem e atuadores hidráulicos do câmbio. Apesar dos trancos serem normais, o sistema deve funcionar bem, com trocas no tempo correto e sem falhas, pois o reparo pode ser caro.

Infiltração

Falhas no alinhamento e solda do monobloco provocaram infiltração de pó e água nas primeiras unidades produzidas. Fique atento ao cheiro de mofo, indício claro de umidade causada pela água que pode entrar até mesmo por trincas no para-brisa.

Ar-condicionado

Se não estiver gelando, verifique a mangueira do gás refrigerante perto do painel dianteiro, facilmente danificada em pequenas colisões. A troca da mangueira e a recarga do gás custam em torno de 300 reais.

Rolamentos

Ruídos estranhos e contínuos nas rodas traseiras em alta velocidade merecem atenção redobrada: o risco de travamento e queda de roda motivou um recall para substituição desses componentes.

I-System

Acione todos os dispositivos do computador de bordo em busca de falhas na visualização dos caracteres: a tela de cristal líquido é bem sensível ao calor, o que pode tornar sua leitura quase impossível.

A VOZ DO DONO

gol4.jpeg gol4.jpeg

“O melhor do Gol é o motor: anda bem, é econômico e sua manutenção não pesa no bolso. Já o acabamento é muito simples, poderia ser bem melhor. Apesar do bom espaço interno, sua ergonomia é mais adequada a motoristas de estatura elevada: o banco é muito baixo e o volante, muito alto.” Aimée Mellero Masci, 22 anos, estudante, Santo André (SP)

O QUE EU ADORO

“É econômico, confiável e fácil de manter: mecânica simples com peças baratas e sempre disponíveis. Destaque para a visibilidade e a dirigibilidade: estou muito satisfeita.” Marluce Loes, 61 anos, aposentada, Uberaba (MG)

O QUE EU ODEIO

“O consumo é alto e a frente raspa em valeta ou saída de garagem. Mas o problema maior são as panes elétricas intermitentes: a rede autorizada é incapaz de saná-las.” André Saraiva, 39 anos, administrador de empresas, Caxias do Sul (RS)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.