Pelo segundo ano consecutivo, o grande vencedor deste Melhor Compra é um SUV – e curiosamente um modelo fabricado pela VW. Justamente uma das marcas que demoraram a entrar no segmento, mas que depois passou a focar seu portfólio nesse tipo de veículo.
Em 2020, o campeão foi o VW Nivus, e agora o título ficou com o VW Taos, lançado este ano. A demora da VW teve seu lado positivo, porque ela aprendeu com acertos e erros dos outros. Não espanta o fato de ela ter vencido quatro das cinco categorias de SUVs deste ano.
Um dos pontos fortes do Taos é a relação custo/benefício. A VW percebeu as ofertas do mercado e resolveu dividir o segmento de médios em dois. O Taos chegou para possibilitar a ascensão de um dono de SUV compacto, como o T-Cross, deixando o importado Tiguan como opção no topo do segmento.
Mais que isso, com o Taos, a fábrica tem um produto para encarar o Compass nas faixas de preço de entrada e intermediária. O até agora líder absoluto do segmento foi o grande rival do Taos neste Melhor Compra 2021.
O Jeep se renovou, ganhou motor turboflex. Mas o mais novo SUV médio do pedaço tem atributos que o tornam uma compra muito interessante. Sua linha é enxuta e restrita a duas versões, mas bem equipadas.
A básica Comfortline traz seis airbags, carregador de celular por indução, ar-condicionado bizona, central VW Play com tela de 10”, câmera de ré, detector de fadiga, auxiliar de partida em rampas e sensor de desgaste dos freios. E a Highline, mais cara, acrescenta bancos de couro, painel de instrumentos digital, faróis de led inteligentes e piloto automático adaptativo.
Some a isso o comportamento dinâmico de sedã (oi, Jetta!), a boa engenharia alemã e o desempenho do motor 1.4 TSI de 150 cv. Argumentos mais que suficientes para superar cesta de peças e seguro mais caros que os rivais. E fazer do Taos a Melhor Compra de 2021.
Confira todos os campeões do Melhor Compra 2021 por categoria:
Carros compactos de R$ 53.000 a R$ 75.000
Carros novos de R$ 82.000 a R$ 100.000
Carros novos de R$ 127.000 até R$ 250.000
Carros de luxo e esportivos até R$ 700.000
SUVs compactos e médios de R$ 96.000 a R$ 160.000
SUVs médios e grandes a partir de R$ 200.000
Carros híbridos e elétricos até R$ 300.000
Picapes compactas e médias a partir de R$ 85.000
Carros esportivos e conversíveis
Veículos comerciais e utilitários
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital