Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Veja quais são os melhores carros 2023 para comprar, por categoria

Condecorados como Melhor Compra, esses ainda são os melhores carros mais confiáveis e com manutenção barata para você comprar em 2023

Por Redação
Atualizado em 30 ago 2023, 17h06 - Publicado em 26 dez 2022, 16h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carros confiáveis e com manutenção mais barata que seus concorrentes têm grandes vantagens no Melhor Compra, prêmio de QUATRO RODAS que há mais de duas décadas destaca as melhores opções de carros novos à venda no Brasil.

    Publicidade

    A seguir, você confere as melhores opções de carros para comprar nos principais segmentos, acompanhados dos preços das peças, desvalorização, custo das revisões e do número de concessionárias espalhados pelo Brasil.

    Publicidade
    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Hatch compacto: Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 77.790

    O Hyundai HB20 se vale de virtudes tradicionais e de circunstâncias favoráveis. Para começar, a categoria “de entrada” do Melhor Compra 2022 teve de aumentar bastante a régua em relação ao ano passado por causa da escalada de preços – de até R$ 55.000 para até R$ 75.000!

    Isso permitiu a entrada desta versão Sense do compacto renovado na linha 2023, com preço dentro da nossa margem de erro. Recém-lançado, o HB20 2023 mudou significativamente no design externo e ficou melhor equipado, garantindo sua vitória na categoria. A Sense traz de série controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

    Publicidade

    Bolsa de Valores

    Desvalorização
    Seguro
    Rede 224
    Equipamentos AR, DIR, VID, ESP

    Peças do Hyundai HB20 2023

    Amortecedores dianteiros R$ 1.064
    Pastilhas de freio R$ 800
    Kit de embreagem  R$ 1.433
    Farol esquerdo  R$ 1.308
    Para-choque dianteiro R$ 1.503
    Retrovisor esquerdo R$ 1.139
    Total R$ 7.247

    Continua após a publicidade

    Revisões do Hyundai HB20 2023

    10.000 km R$ 284
    20.000 km R$ 575
    30.000 km R$ 579
    40.000 km R$ 747
    50.000 km R$ 546
    60.000 km R$ 739
    Total          R$ 3.470

    Novo Hyundai HB20S Edição Especial
    Novo Hyundai HB20S (Divulgação/Hyundai)

    Sedã compacto: Hyundai HB20S 1.0 Comfort – R$87.190

    A Hyundai faz barba e cabelo nas duas primeiras categorias deste guia. O sedã acaba por se destacar também em equipamentos. Recebe a mais central blueMedia com tela de 8”, retrovisores e vidros traseiros com comandos elétricos e rodas com aro de 15” – mas com calotas.

    O custo/benefício é ressaltado pelo pós-venda. O HB20 tem a cesta de peças e os custos de revisões até 60.000 km dos mais baratos do segmento. Ao se comparar com as manutenções, então, vira covardia. O Hyundai é um dos carros que têm manutenção mais barata no Brasil.

    Publicidade

    Bolsa de valores

    Desvalorização -1,83%
    Seguro
    Rede 224
    Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 1.064
    Pastilhas de freio R$ 343
    Kit de embretagem  R$ 1.445
    Farol esquerdo  R$ 1.184
    Para-choque dianteiro R$ 756
    Retrovisor esquerdo R$ 942
    Total  R$ 5.734

    Continua após a publicidade

    Revisões

    10.000 km  R$ 284
    20.000 km  R$ 575
    30.000 km R$ 579
    40.000 km R$ 747
    50.000 km R$ 546
    60.000 km R$ 739
    Total R$ 3.470

    Chevrolet Onix Plus 1.0 T AT
    Chevrolet Onix Plus 2023 (Divulgação/Quatro Rodas)

    Sedã automático: Chevrolet Onix Plus LT 1.0 Turbo AT – R$ 95.170

    O menor sedã da Chevrolet manda e desmanda na categoria até R$ 90.000. Isso porque leva o melhor preço na cesta de peças, no custo das seis primeiras revisões e no seguro. Para completar, ainda registra valorização maior.

    Isso faz dele a Melhor Compra nesta versão de entrada LT com o motor 1.0 turbo de 116 cv (um dos mais eficientes), mas com câmbio automático e com uma lista de itens de série que inclui seis airbags, ESP, central multimídia MyLink, assistente de partida em rampa, entre outros.

    Publicidade

    Bolsa de valores

    Desvalorização 9,01%
    Seguro R$ 3.023
    Rede 553
    Equipamentos AR, DIR, VID, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 948
    Pastilhas de freio R$ 454
    Kit de embreagem  R$ 1.674
    Farol esquerdo  R$ 2.149
    Para-choque dianteiro R$ 447
    Retrovisor esquerdo R$ 602
    Total  R$ 6.274

    Continua após a publicidade

    Revisões

    10.000 km R$ 460
    20.000 km R$ 808
    30.000 km R$ 688
    40.000 km R$ 880
    50.000 km R$ 664
    60.000 km R$ 808
    Total R$ 4.308

    HB20 COMFORT
    Hyundai HB20 Comfort 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Hatch automático: Hyundai HB20 Comfort 1.0T AT6 – R$100.390

    Olha o HB20 aí. O modelo reestilizado conseguiu conquistar a primeira colocação desta categoria tão disputada. E ele defende o troféu exatamente por exibir o visual mais atualizado e moderno.

    A frente do carro nada lembra o antigo HB20, e remete muito mais ao Hyundai i20, vendido na Europa.

    Publicidade

    É dele também o título de mais potente entre os rivais, o seu motor 1.0 turbo rende até 120 cv. O câmbio automático de seis marchas é reconhecido pela robustez, por ser o mesmo usado anteriormente com o antigo motor 1.6.

    Para completar, também é bem equipado com seis airbags, controle de estabilidade e central multimídia.

    Continua após a publicidade

    Bolsa de valores

    Desvalorização
    Seguro
    Rede 224
    Equipamentos AR, DIR, VID,  AUT, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 967
    Pastilhas de freio R$ 800
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 711
    Para-choque dianteiro R$ 1.392
    Retrovisor esquerdo R$ 1.361
    Total  R$ 5.231

    Revisões

    10.000 km R$ 329
    20.000 km R$ 620
    30.000 km R$ 624
    40.000 km R$ 806
    50.000 km R$ 591
    60.000 km R$ 1.150
    Total R$ 4.120

    Honda City
    Honda City 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Sedã premium: Honda New City Sedan EXL CVT – R$ 122.400

    A terceira geração do Honda City tem méritos: começa pelo melhor nível de conforto e pela estreia do motor 1.5 com injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT, que garantem um desempenho bem mais interessante.

    A lista de equipamentos da versão intermediária EXL também se sobressai ao fato de o carro ter uma cesta de peças com preço apenas regular e as revisões mais caras da categoria.

    Continua após a publicidade
    Honda City
    Painel de instrumentos tem tela de 7” e central, tela de 8” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Detecção de pontos cegos com a imagem do retrovisor esquerdo mostrada no multimídia, ar-condicionado automático e digital, bancos de couro e sensor e câmera de ré fazem desta versão uma boa compra.

    Bolsa de valores

    Desvalorização -4,06%
    Seguro R$ 3.735
    Rede 212
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 1.060
    Pastilhas de freio R$ 537
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 1.704
    Para-choque dianteiro R$ 846
    Retrovisor esquerdo R$ 1.257
    Total  R$ 5.404

    Revisões

    10.000 km R$ 373
    20.000 km R$ 577
    30.000 km R$ 748
    40.000 km R$ 1.602
    50.000 km R$ 644
    60.000 km R$ 1.187
    Total  R$ 5.131

    Modelo de entrada do Corolla foi o que sofreu reajuste mais salgado
    Toyota Corolla GLi 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Sedã médio: Toyota Corolla GLI 2.0 – R$ 147.790

    opção de entrada do Toyota Corolla tem lista de equipamentos tímida, mas carrega a reputação do pós-venda da marca e o menor custo de revisões.

    Além disso, se vale do bem disposto motor 2.0 flex de até 177 cv com injeção direta e o câmbio automático CVT de dez marchas virtuais quase que perfeitamente calibrado.

    Bolsa de valores

    Desvalorização -7,15%
    Seguro R$ 4.919
    Rede 216
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Toyota Corolla GLi
    Toyota Corolla GLi (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 1.683
    Pastilhas de freio R$ 745
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 2.299
    Para-choque dianteiro R$ 1.754
    Retrovisor esquerdo R$ 1.297
    Total R$ 7.778

    Revisões

    10.000 km R$ 482
    20.000 km  R$ 909
    30.000 km  R$ 666
    40.000 km R$ 1.299
    50.000 km R$ 666
    60.000 km
    Total  R$ 4.022

    Hyundai Creta 1.0 Turbo
    Hyundai Creta 2023 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    SUV compacto até R$ 130.000: Hyundai Creta 1.0 TGDI Comfort AT6 – R$ 124.690

    O preço pode não ser o mais baixo, mas o Hyundai Creta tem cinco anos de garantia e isso impacta até mesmo no mercado de seminovos. Isso porque fica mais fácil achar carros com revisões em dia até quilometragens mais altas.

    Da mesma forma, a cesta de peças não foi a mais barata: ela ficou com o segundo lugar. Isso prova que vencer não é tudo, o que vale é a média alta e nisso o Creta se destacou.

    Hyundai Creta 1.0 Turbo

    Porém, o preço do seguro no perfil QUATRO RODAS e o das revisões até 60.000 km foram os mais caros desta categoria. O que não é mensurável, mas discutível, é o novo design do carro. Para alguns, ok, para outros, um tanto quanto estranho. 

    Bolsa de Valores

    Desvalorização
    Seguro R$ 3.574
    Rede 224
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 2.089
    Pastilhas de freio R$ 581
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo R$ 2.899
    Para-choque dianteiro R$ 298
    Retrovisor esquerdo R$ 1.442
    Total  R$ 7.309

    Revisões

    10.000 km R$ 329
    20.000 km R$ 623
    30.000 km R$ 623
    40.000 km R$ 808
    50.000 km R$ 591
    60.000 km R$ 1.153
    Total  R$ 4.127

    SUV até R$ 170.000: Jeep Renegade Longitude T270 – R$ 147.990

    Novo Jeep Renegade Longitude
    Jeep Renegade Longitude 2023 (Divulgação/Jeep)

    O Jeep Renegade é mais um caso em que não é obrigatório ganhar em todos os quesitos para levar a melhor. Ele teve o valor mais alto na cesta de peças, assim como nos valores de revisões.

    Mas o seguro mais em conta ajuda recuperar terreno. E, além disso, ele tem outras virtudes. Lançado pela Jeep em abril de 2015, o modelo trazia uma série de reminiscências dos jipes famosos do passado.

    Novo Jeep Renegade Longitude
    (Divulgação/Jeep)

    Em outubro de 2018, passou pelo primeiro facelift em terras nacionais, sofrendo outro mais recentemente, em fevereiro de 2022. Neste caso ganhou também o novo motor 1.3 de 185 cv, bem mais moderno e econômico que o antigo propulsor de 1,8 litro de cilindrada. 

    Bolsa de Valores

    Desvalorização -16,64%
    Seguro R$ 2.879
    Rede 202
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 1.179
    Pastilhas de freio R$ 489
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 4.339
    Para-choque dianteiro R$ 2.509
    Retrovisor esquerdo R$ 875
    Total R$ 9.391

    Fiat Toro Freedom
    Fiat Toro Freedom 2023 (Divulgação/Fiat)

    Picape intermediária: Fiat Toro Freedom 1.3T – R$ 155.100

    Das versões Flex da Fiat Toro, a Freedom está na faixa intermediária da linha. Em 2022, ganhou alterações sutis que se resumiram a um novo desenho do para-choque e do logo.

    Na parte interna, o novo painel de instrumentos é a maior novidade, com destaque para o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, de série.

    Fiat Toro Freedom
    (Divulgação/Fiat)

    Mas a grande mudança está mesmo na motorização, com a entrada do motor GSE T270 na linha. Com exatos 1.332 cm³, tem 27,5 kgfm a 1.750 rpm e 185 cv de potência.

    Até bem pouco tempo seria inimaginável ver um motor dessa cilindrada ser tão popular, pois é encontrado em vários modelos da Stellantis e não apenas nos Fiat.

    Bolsa de valores

    Desvalorização -0,5%
    Seguro
    Rede 520
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 923
    Pastilhas de freio R$ 489
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 1.923
    Para-choque dianteiro R$ 4.652
    Retrovisor esquerdo R$ 2.017
    Total  R$ 10.004

    Revisões

    10.000 km R$ 672
    20.000 km R$ 784
    30.000 km R$ 672
    40.000 km R$ 952
    50.000 km R$ 700
    60.000 km R$ 1.440
    Total  R$ 5.220

    Toyota Hilux 2021 vermelha vista 3/4 de frente
    Toyota Hilux 2023 (Divulgação/Toyota)

    Picape média: Toyota Hilux SRV CD 4×4 – R$ 290.690

    A Toyota Hilux passou por uma reestilização em novembro de 2020, como modelo 2021, quando além de mudanças estéticas teve aumento de potência: o motor 2.8 passa a 204 cv.

    A SRV não é a top de linha dentre as Hilux, mas é mais barata e vem com uma boa lista de equipamentos de série, como, por exemplo, o ar-condicionado digital bizona.

    É uma picape reconhecida pela sua robustez e ausência de problemas crônicos graves. E por isso mesmo conta com grande liquidez e baixa desvalorização.

    traseira da toyota hilux

    Além disso, tem a garantia de cinco anos e as revisões são tabeladas, para evitar surpresas. Mas nem tudo são flores, pois tem manutenção (fora das revisões) e peças muito caras, uma reclamação recorrente.

    Bolsa de valores

    Desvalorização -0,13%
    Seguro R$ 11.651
    Rede 216
    Equipamentos AR, DIR, VID, EST, AUT, MUL

    Peças

    Amortecedores dianteiros R$ 913
    Pastilhas de freio R$ 917
    Kit de embreagem 
    Farol esquerdo  R$ 6.172
    Para-choque dianteiro R$ 2.779
    Retrovisor esquerdo R$ 3.576
    Total  R$ 14.357

    Revisões

    10.000 km R$ 1.047
    20.000 km R$ 1.617
    30.000 km R$ 1.659
    40.000 km R$ 2.754
    50.000 km R$ 1.395
    60.000 km
    Total  R$ 8.472

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.