Melhor Compra 2016: picapes leves e intermediárias
As indicações de QUATRO RODAS para picapes leves e intermediárias em duas categorias: até R$ 60.000 e acima de R$ 60.000
PICAPES LEVES ATÉ R$ 60.000
1° – VW Saveiro Trendline CD 1.6
Na cabine, os materiais de qualidade superior aos vistos nas rivais Strada e Montana tornam a Saveiro a mais urbana das picapes finalistas. Não por acaso, ela é dona da apólice de seguro (bem) mais cara do trio. Parte dessa desvantagem da picape VW é compensada pela cesta de revisões, em média, 19,7% mais barata. Além disso, só a Saveiro tem motor 1.6 e, no conteúdo, é a única com direção hidráulica e vidros elétricos de série.
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>> Comparativo: VW Saveiro Cross x Fiat Strada Adventure
Na hora de pegar no batente, ela aguenta até 668 kg de carga – a Strada leva 650 e a Montana, 768. Para acessar o banco traseiro, o dianteiro se move para a frente e abaixa o encosto, retornando à posição original em seguida.
Preço | R$ 57.390 |
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Desvalorização | 10,3% |
Seguro | R$ 4.294 |
Rede | 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | 24 (CESVI) |
Equipamentos de série | direção hidráulica, vidros e travas elétricos |
Amortecedores dianteiros | R$ 425 |
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Pastilhas de freio | R$ 140 |
Kit de embreagem | R$ 918 |
Farol esquerdo | R$ 370 |
Para-choque dianteiro | R$ 700 |
Retrovisor esquerdo | R$ 454 |
TOTAL | R$ 3.007 |
10.000 km | R$ 260 |
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20.000 km | R$ 260 |
30.000 km | R$ 494 |
40.000 km | R$ 509 |
50.000 km | R$ 383 |
60.000 km | R$ 641 |
TOTAL | R$ 2.547 |
2° – Fiat Strada Working CD 1.4
A exclusiva carroceria – o lado direito conta com uma porta de acesso direto à parte traseira da cabine – é uma das grandes armas da Strada. A outra é a boa fama de confiabilidade e robustez construída ao longo dos anos.
Prepare-se, porém, para um ambiente árido de equipamentos: de série, há apenas vidros elétricos. O plástico preto que contorna a carroceria confere um estilo aventureiro.
Preço | R$ 56.390 |
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Desvalorização | 9,6% |
Seguro | R$ 2.390 |
Rede | 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não divulgado |
Equipamentos de série | vidros elétricos |
Amortecedores dianteiros | R$ 620 |
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Pastilhas de freio | R$ 338 |
Kit de embreagem | R$ 418 |
Farol esquerdo | R$ 456 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.047 |
Retrovisor esquerdo | R$ 263 |
TOTAL | R$ 3.142 |
10.000 km | R$ 188 |
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20.000 km | R$ 388 |
30.000 km | R$ 584 |
40.000 km | R$ 536 |
50.000 km | R$ 384 |
60.000 km | R$ 1.158 |
TOTAL | R$ 3.216 |
3° – Chevrolet Montana LS 1.4
Desde que deixou de derivar do Corsa e passou a se basear no Agile, a Montana deixou de ser atraente aos olhos de quem curte picape como alternativa a carro de passeio. Por outro lado, adaptou-se bem à vida dura. A cabine é curta, mas a caçamba é enorme.
São 1.100 litros de volume, ante 680 da Strada e 580 da Saveiro, ambas cabine dupla. Por isso foi a campeã entre os utilitários (categoria que será publicada aqui no site nos próximos dias).
Além disso, a Montana acaba de receber alterações mecânicas (motor, pneus e peças aerodinâmicas) que prometem torná-la a mais econômica do segmento, segundo o Inmetro.
Preço | R$ 45.550 |
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Desvalorização | 11% |
Seguro | R$ 1.815 |
Rede | 600 (concessionárias) / 93,1 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não divulgado |
Equipamentos de série | direção hidráulica |
Amortecedores dianteiros | R$ 507 |
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Pastilhas de freio | R$ 140 |
Kit de embreagem | R$ 544 |
Farol esquerdo | R$ 633 |
Para-choque dianteiro | R$ 700 |
Retrovisor esquerdo | R$ 301 |
TOTAL | R$ 2.825 |
10.000 km | R$ 216 |
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20.000 km | R$ 540 |
30.000 km | R$ 552 |
40.000 km | R$ 448 |
50.000 km | R$ 748 |
60.000 km | R$ 624 |
TOTAL | R$ 3.128 |
PICAPES LEVES E INTERMEDIÁRIAS ACIMA DE R$ 60.000
1° – Fiat Toro Freedom 1.8 flex 4×2
Baseada na plataforma do Renegade, ainda hoje algumas versões da Toro formam fila de espera de 30 dias nas concessionárias. Do primo da Jeep, herdou o acabamento de alto padrão, tanto de montagem como de qualidade de materiais. A base mecânica da versão Freedom 1.8 é bastante similar à do Renegade, com um quatro cilindros 1.8 flex acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Fique atento ao custo de manutenção: as revisões são bem mais caras do que as da Oroch, sua rival direta e segunda colocada na categoria. Vá com calma também na hora de configurar sua Toro: básica, sai por R$ 81.700; completa, chega a R$ 102.297.
Preço | R$ 81.700 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | R$ 2.395 |
Rede | 600 (concessionárias) / 90,7 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos de série | ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, vidros e travas elétricos, câmbio automático, sensor de estacionamento traseiro |
Amortecedores dianteiros | R$ 559 |
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Pastilhas de freio | R$ 679 |
Kit de embreagem | não disponível |
Farol esquerdo | R$ 440 |
Para-choque dianteiro | R$ 951 |
Retrovisor esquerdo | R$ 1.057 |
TOTAL | R$ 5.179 |
10.000 km | R$ 384 |
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20.000 km | R$ 652 |
30.000 km | R$ 624 |
40.000 km | R$ 804 |
50.000 km | R$ 680 |
60.000 km | R$ 1.168 |
TOTAL | R$ 4.312 |
2° – Renault Duster Oroch Expression 1.6
A Oroch é a versão picape do SUV Duster. Dele, herdou o bom nível de espaço interno, mas trouxe também alguns pontos negativos, como os materiais de aspecto simplório e o motor um tanto beberrão, sobretudo na estrada – as recentes mudanças que incluíram tecnologias de redução de consumo são exclusivas da motorização 2.0.
Na capacidade de carga, Oroch e Toro cravam um empate: ambas transportam até 650 kg. Mas a caçamba da picape Renault é menor: 683 litros ante 820 da rival.
Preço | R$ 67.400 |
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Desvalorização | não disponível |
Seguro | R$ 1.854 |
Rede | 288 (concessionárias) / 91,8 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos de série | ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos |
Amortecedores dianteiros | R$ 601 |
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Pastilhas de freio | R$ 342 |
Kit de embreagem | R$ 1.207 |
Farol esquerdo | R$ 620 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.242 |
Retrovisor esquerdo | R$ 503 |
TOTAL | R$ 4.515 |
10.000 km | R$ 428 |
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20.000 km | R$ 482 |
30.000 km | R$ 428 |
40.000 km | R$ 653 |
50.000 km | R$ 428 |
60.000 km | R$ 482 |
TOTAL | R$ 2.901 |
3° – VW Saveiro Cross CD 1.6
O bom nível de acabamento e o visual parrudo são os principais pontos que trouxeram a Saveiro topo de linha ao pódio da sua categoria. Mas ela também é competente quando precisa pegar no batente: transporta 611 kg e sua caçamba tem volume interno de 580 litros.
Bem equipada, com custos de revisão mais baixos que as picapes intermediárias e capacidade de carga não muito menor, o problema da Saveiro é o mesmo visto em anos anteriores do Melhor Compra: o alto custo do seguro.
Preço | R$ 70.950 |
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Desvalorização | 10,3% |
Seguro | R$ 4.898 |
Rede | 600 (concessionárias) / 92,2 (índice de satisfação na pesquisa Os Eleitos) |
Reparabilidade | não disponível |
Equipamentos de série | ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia |
Amortecedores dianteiros | R$ 425 |
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Pastilhas de freio | R$ 140 |
Kit de embreagem | R$ 918 |
Farol esquerdo | R$ 550 |
Para-choque dianteiro | R$ 700 |
Retrovisor esquerdo | R$ 454 |
TOTAL | R$ 3.187 |
10.000 km | R$ 268 |
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20.000 km | R$ 298 |
30.000 km | R$ 476 |
40.000 km | R$ 571 |
50.000 km | R$ 405 |
60.000 km | R$ 633 |
TOTAL | R$ 2.650 |
MANUAL DO FUTURO PROPRIETÁRIO
Aprenda a ler as informações do Melhor Compra que fazem a diferença:
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência AutoInforme, a taxa indica quanto deprecia um modelo 0 km depois de 12 meses de uso.
SEGURO – A cotação é fornecida pela corretora on-line Segurar.com, que divulga o menor valor de cálculo entre as principais seguradoras do mercado. O perfil básico adotado é o de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo.
REDE – Número de autorizadas/índice de satisfação da rede na pesquisa Os Eleitos 2015, da QUATRO RODAS, avaliada pelos donos dos 45 carros mais vendidos do país.
REPARABILIDADE – Pontuação calculada pelo Cesvi, que avalia o custo médio de reparação dos principais modelos vendidos. Quanto menor o índice, mais barato é o conserto.
EQUIPAMENTOS – Principais itens de série. Os itens airbag e ABS são obrigatórios por lei.
PEÇAS – Cesta com os componentes mais utilizados na manutenção do veículo. Os preços foram fornecidos pela C&F Consultoria Empresarial e montadoras.
REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.