Carros novos até R$ 60.000
New Fiesta SE 1.6, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria carros novos até R$ 60.000.
1º New Fiesta SE 1.6 – R$ 55.790
O New Fiesta ficou à frente do Honda Fit por causa de seu ótimo pacote de equipamentos de série: ele inclui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo, sistema Sync com Bluetooth, AppLink e assistência de emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos na dianteira e na traseira, direção elétrica com ajuste de profundidade e altura, faróis de neblina.
Sedãs costumam ser a melhor indicação para quem prioriza espaço para pessoas e bagagem, mas neste quesito o New Fiesta perde para o Fit. Quem viaja no banco traseiro do modelo da Ford passa um certo aperto, sobretudo na região dos ombros, por causa da carroceria estreita. Com 465 litros de volume interno, o porta-malas é maior que o do Fit (363 litros), mas a modularidade típica de mini-van – com banco traseiro rebatível e corrediço – confere ao hatch japonês uma versatilidade maior que a do Fiesta no transporte de carga.
Mas o sedã compensa isso em vários pontos, além dos itens de série. Tem motor maior e mais potente(1.6 de 128 cv ante 1.5 de 116 cv) e oferece ótima dirigibilidade, com o bom acerto de suspensão da Ford e a direção elétrica de boa sensibilidade e progressividade. Há ainda a ampla rede da Ford, com 558 pontos, que dá tranquilidade para quem está sempre na estrada (na Honda, são só 191).
Desvalorização | 13,3% |
Seguro | R$ 2.106 |
Rede | 558/92,8 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, ESP, MUL |
Amortecedores dianteiros | R$ 1.557 |
Pastilhas de freio | R$ 445 |
Kit de embreagem | R$ 767 |
Farol esquerdo | R$ 1.454 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.955 |
Retrovisor esquerdo | R$ 412 |
5.000 km | R$ 256 |
10.000 km | R$ 256 |
20.000 km | R$ 668 |
30.000 km | R$ 472 |
40.000 km | R$ 964 |
50.000 km | R$ 472 |
60.000 km | R$ 684 |
2º Fit LX 1.5 aut. – R$ 60.800
A terceira geração do Honda Fit saiu de vencedora em 2014 para o segundo lugar agora. O Honda é cuidado por uma rede das mais respeitadas do Brasil, mas ainda não tão disseminada quanto a da Ford. Apesar de cobrar o menor seguro entre os concorrentes, o Fit tem o maior custo de revisões até os 60.000 km e tem menos itens de série do que o Fiesta.
O câmbio manual de cinco marchas do Fit é preciso e rápido, mas vale fazer um investimento extra de R$ 4.900 na caixa automática CVT. Ao contrário do Fiesta, um Fit manual – assim como a maioria dos japoneses na mesma faixa de preço – não tem uma aceitação tão boa no mercado, apesar de sua desvalorização ser baixa. Vende, mas demora.
Desvalorização | 11,7% |
Seguro | R$ 1.995 |
Rede | 191/97,9 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, AUT |
Amortecedores dianteiros | R$ 691 |
Pastilhas de freio | R$ 321 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 839 |
Para-choque dianteiro | R$ 654 |
Retrovisor esquerdo | R$ 292 |
10.000 km | R$ 270 |
20.000 km | R$ 440 |
30.000 km | R$ 450 |
40.000 km | R$ 1.520 |
50.000 km | R$ 450 |
60.000 km | R$ 1.070 |
3º HB20S 1.6 Premium aut. – R$ 58.985
Se há algo a elogiar no HB20S é sua baixa taxa de desvalorização e o valor que ele cobra por suas revisões até 60.000 km, os melhores deste grupo. Mesmo diante de um aumento de preço de R$ 3.795 de um ano para o outro (R$ 55.190 em 2014, R$ 58.985 em 2015).
O ponto fraco fica para o câmbio automático: ainda que seja confortável e dê conta do recado, tem só quatro marchas, o que penaliza o consumo e acaba oferecendo respostas mais lentas e menos prazer ao dirigir. Especula-se no mercado que a Hyundai prepara uma caixa de seis marchas, assim como um interior mais requintado para sua versão sedã. Mas isso só viria na nova versão, que receberá um face-lift e chega no fim do ano.
Desvalorização | 11,6% |
Seguro | R$ 2.317 |
Rede | 203/94,7 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT |
Amortecedores dianteiros | R$ 489 |
Pastilhas de freio | R$ 194 |
Kit de embreagem | R$ 633 |
Farol esquerdo | R$ 434 |
Para-choque dianteiro | R$ 570 |
Retrovisor esquerdo | R$ 390 |
10.000 km | R$ 165 |
20.000 km | R$ 219 |
30.000 km | R$ 411 |
40.000 km | R$ 497 |
50.000 km | R$ 301 |
60.000 km | R$ 516 |