Teste do especialista: pretinhos em aerosol
Testamos três marcas de pretinho de pneu em aerossol, que evitam desperdício e dispensam o uso de espuminhas ou aplicadores
Para deixar o pneu com cara de novo, há os chamados pretinhos, que apresentam um problema: precisam de um pano ou espuma para aplicar, o que acaba lambuzando as mãos. Quem não gosta dessa sujeira vai adorar as versões em aerossol. Para o nosso teste, escolhemos o Black Magic (da Proauto), o Preteador de Pneus (Centralsul) e o Tire Foam (Armor All). A avaliação ficou a cargo do especialista Antônio Cosimato, da Deep Cleaning, empresa especializada há 20 anos em conservação automotiva.
LEIA MAIS:
>> Rodízio de pneus: faz sentido ou não?
>> Como fazer seus pneus durarem mais?
O ESPECIALISTA
Nome: Antônio Carlos Cosimato
Profissão: empresário
Experiência: é proprietário da da Deep Cleaning, especializada em limpeza automotiva
O USUÁRIO
Nome: Lucas Vietri Ebling
Profissão: estudante de engenharia
Experiência: dono de um Focus 2011, gosta de lavá-lo a cada 15 dias
Black Magic | Preteador | Tire Foam | |
---|---|---|---|
Preço: | R$ 18,80 | R$ 12,90 | R$ 28 |
Contato: | proauto.com.br | centralsulquimica.com.br | autozone.com.br |
Nota do especialista: | 9,5 | 8,0 | 7,0 |
Comentário: | “Dos três, é o mais fácil de aplicar e tem a vantagem da secagem mais rápida. Deixou ainda o melhor acabamento com uma durabilidade superior. Para ficar perfeito, poderia ter um jato mais preciso.” | “É bem semelhante ao Black Magic: também exige cuidado no uso do jato do spray para evitar o contato com o aro. Mas perdeu pontos por não ter a mesma durabilidade quando exposto à umidade.” | “Proporciona um acabamento de alto brilho, porém demora muito para secar. Além disso, a espuma se liquefaz rapidamente, escorrendo e acumulando nas ranhuras do pneu. Ofereceu uma durabilidade mediana contra umidade.” |
Nota do usuário: | 9,0 | 7,0 | 8,0 |
Comentário: | “No brilho, foi inferior ao Tire Foam e superior ao Preteador de Pneus. No entanto, ganhou minha preferência pela secagem rápida e pelo acabamento mais natural.” | “Não deu tanto brilho como os outros dois produtos, mas levou vantagem na secagem mais rápida. O bico oferece menor pressão, o que é bom, pois evita desperdício e facilita o direcionamento do jato.” | “Ofereceu jato mais preciso e deixou o pneu brilhante. Por outro lado, o produto acabou escorrendo pela roda até o chão. Seu o processo de secagem é mais demorado.” |