Renault Kwid é flagrado em fase final de testes no Brasil
Futuro compacto com jeito de SUV, modelo contará com motor 1.0 de três cilindros do Nissan March
Previsto para chegar ainda em 2016 no Brasil, o Renault Kwid foi flagrado novamente por aqui. O modelo, que irá substituir o defasado Clio, foi visto praticamente sem camuflagens pelo leitor Gustavo Carnib, com apenas o logotipo da marca e nome do hatch cobertos por uma fita preta. Fato curioso é que a unidade flagrada estava sem os espelhos retrovisores e com acabamento bem espartano – esta última característica talvez antecipe uma futura versão de entrada.
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A proposta do Kwid é diferente da de um compacto tradicional. Ele conta com para-lamas mais encorpados e suspensão elevada, mesclando características de um aventureiro urbano (como o CrossFox) e SUV – com ressalvas para os pneus bem finos e com rodas de três furos. O Kwid estreará a nova plataforma modular (CMF-A) do grupo Renault-Nissan. Ele tem porte de hatch compacto e mede 3,68 metros de comprimento, maior que um VW Up! (3,60 metros) e menor que um Gol (3,89 m).
O despojado hatch com pegada SUV foi revelado em maio de 2015 na Índia, onde já é comercializado com um motor de 800 cm3. Por aqui, ele será equipado com o mesmo 1.0 de três cilindros de até 74 cv utilizado no March. No Nissan, o desempenho está na média do segmento, ou seja, no Kwid, mais leve, a performance tende a ser melhor. Vale lembrar que a versão brasileira será mais sofisticada em relação à indiana devido ao gosto local e legislação, que obriga, por exemplo, itens de segurança como freios ABS e duplo airbag frontal – opcionais no país asiático.
Com missão de substituir o cansado Clio no país (lançado em 1998 e ainda na segunda geração), a Renault tem o objetivo de vender o Kwid na faixa de entrada do mercado, ou seja, com preço na faixa dos R$ 30.000.