Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Top Ten: As trocas de marcha mais diferentes que você já viu

Alavancas, hastes, botões no volante, painel ou até mesmo giratórios

Por Gabriel Monteiro
28 jan 2021, 08h00

Centro das Atenções 

Top Ten 740 - Teletouch Drive
(Reprodução/Internet)

A Edsel, da Ford, trouxe várias inovações em seus carros no ano de 1958, sendo uma delas o câmbio com Teletouch Drive, sistema em que as mudanças eram feitas por meio de botões no miolo da direção (não giravam com o volante). A solução não pegou e saiu de linha no ano seguinte.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Processo Seletivo 

Câmbio Cord - Top Ten 740
(reprodução/Internet)

A Cord inovou no sistema pré-seletivo, um pequeno cilindro com alavanca que corre sobre trilhos sem passar pelo Neutro: aperta a embreagem, põe primeira, sai e ainda na primeira joga a segunda, pisando na embreagem, e assim sucessivamente.

Continua após a publicidade

Painel de Mudanças 

DKW Front câmbio- Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

Em 1932, os DKW Front tinham a solução no painel. A complexidade do projeto contrastava com a facilidade nas trocas: bastava girar o cabo para fazer a seleção das marchas (1ª-ré e 2ª-3ª) e empurrar ou puxar para conseguir os engates.

Giro Rápido 

Jaguar e a Land Rover Câmbio - Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

A Jaguar e a Land Rover adotaram um recurso bem interessante em suas transmissões automáticas. A seleção é feita por meio de um botão giratório escamoteável, recolhido automaticamente quando o carro é desligado.

Com Seus Botões!

Gear Smart Ride - Top Ten 740
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

O automatizado GSR (Gear Smart Ride) da linha Fiat 2017 tem botões no console: A/M (Automático/Manual com paddle shifts), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e S (Sport), tudo simples; só que nem tanto, pois saiu de linha em 2020 por conta da baixa procura.

Mudança da Direção!

Mercedes Câmbio limpador de para-brisa Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

Os marinheiros de primeira viagem podem confundir a haste do câmbio de alguns Mercedes com o limpador do para-brisa, mas seu uso é simples: aperte o botão na ponta para P e movimente a haste para cima ou para baixo para as outras opções.

Operação Alavancada!

Câmbio de alavanca Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

Todo carro norte-americano que se preze tem comandos de câmbio na coluna de direção. O Impala 1959 não é diferente. Simples de usar, tem acionamento por alavanca, bastando posicioná-la em Park, Rear, Neutral, Drive ou Low.

Continua após a publicidade

Você Decide!

Tiptronic Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

O Tiptronic da Porsche (anos 90), permitia o uso automático ou manual. Era só deslocar a manopla para a direita e movimentá-la para cima (+) ou para baixo (-) e havia a opção das trocas por teclas no volante.

No Topo da Coluna

Câmbio Opala Top Ten 740
(Reprodução/Internet)

O Opala teve versões manuais com trocas na coluna de direção. Primeira: ao volante e para baixo; segunda: empurra em direção ao painel e para cima, a terceira: puxa para baixo e a ré está acima da primeira.

Sobre Trilhos

Gated Manual Shifter Top Ten 740
(Reproducão/Internet)
Continua após a publicidade

O câmbio manual no assoalho sempre esteve associado à esportividade e o “Gated Manual Shifter” fez fama nas Ferrari e nos Lamborghini. Sem arranhadas, o sistema garante trocas rápidas, diretas e precisas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.