Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Top ten: estes dez carros fizeram história com apenas três rodas

Conheça dez veículos de três rodas mais incríveis projetados ao longo da história

Por Da Redação Atualizado em 17 set 2020, 21h28 - Publicado em 18 set 2020, 07h00

Morgan 3 Wheller

Reprodução/Internet

De 1911, com duas rodas à frente e uma atrás, foi equipado com um V2 e fez sucesso na Inglaterra graças ao baixo custo na produção e tributação mais barata, já que se enquadrava no segmento de moto, mas com conforto de um carro. Depois da Segunda Guerra Mundial, ele voltou a ser fabricado.

Reliant Robin

Reprodução/Internet

Em meio à crise do petróleo nos anos 70, a britânica Reliant apresentou o Robin, com motor de 750 cc e com menos de 500 kg. Fazia até 25 km/l. Nos EUA, a Twentieth Century fez um similar: Dale, sem sucesso.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Messerschitt

Reprodução/Internet

A fabricante de aviões alemã Messerschmitt foi obrigada a parar a produção ao final da Segunda Guerra. Quando voltou a operar, fez os triciclos KR 175 e KR 200 com motor dois-tempos de 1 cilindro de 174 cc.

Polaris Slingshot

Reprodução/Internet

Projetado para oferecer esportividade e contato com o ambiente, o americano Slingshot tem tração traseira e motor GM 2.4 Ecotec de 175 cv, mas foi homologado como moto. Custa entre US$ 21.199 e US$ 26.199.

Pal-V One

Reprodução/Internet

O PAL-V ONE (Personal Air and Land Vehicle) é o primeiro carro híbrido e giroplano do mundo. Projetado pela Holandesa PAL-V em 2012, tem motor a gasolina que permite alcançar 180 km/h e voar a 4.000 pés.

Motorcar

Reprodução/Internet
Continua após a publicidade

Desde 2009 como a primeira indústria especializada na produção de veículos de três rodas, a brasileira Motorcar produz modelos homologados para o transporte de passageiros ou pequenas cargas.

Benz Patent-Motorwagen

Reprodução/Internet

Considerado o primeiro automóvel, o triciclo de 1886 pesava apenas 265 kg e tinha motor de quatro tempos com um cilindro de 954 cc, enormes rodas raiadas e pneus maciços que favoreciam na estabilidade.

Aptera 2E

Reprodução/Internet

A Aptera Motors fez o 2e em 2006, mas o projeto não decolou por falta de financiamento. Chegaram a planejar um sedã convencional, mas a empresa faliu antes de o modelo ser lançado.

Elio P 30

Reprodução/Internet

Produzido pela americana Elio Motors, é equipado com motor a gasolina de três cilindros e 55 cv. Sua média de consumo era de 33 km/l. O modelo produzido em 2017 trazia airbags e freios ABS.

Toyota i-Road

Reprodução/Internet

Apresentado em 2013, o elétrico i-Road pesa 300 kg e tem uma autonomia de 50 km graças a dois motores elétricos de 2 kW de 2,7 cv. Atualmente o modelo está em fase de testes pelas ruas do Japão e da França.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Quatro Rodas 737 60 anos
Clique e Assine
Continua após a publicidade

Publicidade