Os eleitos: os melhores hatches de 2021 na visão dos proprietários
A pesquisa Os Eleitos, que desde 2001 revela os melhores veículos de acordo com a opinião dos donos, traz novidades nesta 21ª edição
1º VOLKSWAGEN POLO – 97,3
O Polo está acostumado com esta primeira posição. Este ano, ele repete o posto conquistado no ano passado e que já havia sido dele também em 2018.
O nível de equipamentos é o item mais bem avaliado (109,6). Além disso, apesar de a sexta geração do hatch estar entre nós há quatro anos (foi lançada em 2017), o design ainda é um ponto com ótima avaliação (104,8), assim como o acesso aos comandos (104,3) e espaço (103,6). Já o preço das peças (78,7) continua a ser o vilão. Donos criticam também o preço alto de aquisição, item que teve a terceira pior nota (84,8). Ano Anterior: 98,1
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2º CHEVROLET ONIX – 95,3
Este ano, o Onix foi do céu ao inferno. Ou, mais precisamente, da liderança de vendas para o oitavo lugar, por causa da falta de peças, que afetou a produção. Mas sua reputação continua em alta. Entre os destaques estão design (103,6), desempenho (101,5), espaço (101,2) e rede autorizada (101,1). Preço de peças (84,7) é o ponto mais criticado. Ano anterior 96,1
3º HYUNDAI HB20 – 95,1
O estilo do novo HB20 foi muito criticado, mas, a julgar pelas vendas (terceiro colocado no ano) e pela opinião dos donos (que podem ser tanto do atual como do anterior), o hatch continua com prestígio. Design foi sua segunda melhor avaliação (105,7), superada apenas pelo nível de equipamentos (106,7). O ponto negativo são os itens de segurança (84,7). Ano anterior 96,7
Há 21 anos a QUATRO RODAS publica uma pesquisa que elege os melhores carros em diversas categorias, a partir de um rigoroso colégio eleitoral, formado pelos donos. Desde 2001, eles decidem quem são Os Eleitos, resultado de um severo escrutínio de quem, pela convivência, acaba conhecendo as qualidades e as falhas mais bem guardadas de seus veículos. O julgamento é um aval de quem convive com o carro na alegria e na tristeza.
Esta edição traz algumas novidades, motivadas pelas transformações pelas quais vem passando o mercado. Como os SUVs estão crescendo enquanto outras categorias perdem espaço, mantivemos os utilitários-esportivos em dois segmentos (compactos e médios), mas reunimos os sedãs compactos e médios, por exemplo, em um só grupo.
Nas próximas páginas, apresentamos os mais bem votados em cinco categorias, além do vencedor do ranking geral. Adicionalmente, mostramos as melhores marcas em pós-venda. É um retrato de quem está bem e de quem precisa melhorar.
A triagem inicial contou com os 54 modelos mais vendidos do país. Veículos que não obtiveram amostragem mínima de votos, que garantisse média confiável, foram eliminados. É por isso que há apenas dois classificados entre os SUVs médios. E é o que também explica o fato de a Toro aparecer sozinha entre as picapes.
Para garantir a lisura do processo eleitoral, os proprietários que participaram da votação precisavam ter mais de 18 anos e residir no Brasil. É necessário fornecer CPF e os dados do veículo, como Renavam, placa e ano de fabricação. Admite-se apenas um voto por Renavam. As informações são cruzadas com os dados do Denatran, para comprovação da veracidade. Este ano, 928 donos participaram da votação.
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