Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Comece hoje a comprar o carro dos sonhos

Com disciplina, foco e a orientação de especialistas em finanças, você pode começar agora a investir no conforto e no desempenho do futuro

Por Abril Branded Content Atualizado em 6 out 2021, 13h01 - Publicado em 8 out 2021, 11h00

Responda rápido: se você pudesse, que carro compraria? Qual máquina é o maior sonho de consumo da sua vida? Geralmente, a resposta se traduz em algum valor na casa do meio milhão de reais. Melhor deixar para lá então?

Não necessariamente. Gustavo Cerbasi, educador financeiro do BTG Pactual digital, fã de carros e proprietário orgulhoso de um SUV totalmente elétrico e de 408 cavalos, percorreu todas as etapas necessárias para chegar ao objetivo. Suas dicas são valiosas para quem acredita que, em algum momento, ainda vai colocar na garagem o carro tão desejado.

Cerbasi lembra que a maior parte das pessoas desiste logo na primeira etapa, quando pesquisa o preço do carro que gostaria de comprar. Ou, então logo, no momento seguinte. “Se o projeto parece ambicioso demais para daqui a cinco anos, pense em guardar dinheiro por oito, dez, quinze anos”, recomenda.

Ficou muito longe? Desanima pensar em passar tanto tempo investindo em um projeto pessoal? É melhor evitar o atalho, que pode se revelar uma armadilha: comprar o modelo desejado, mas muito antigo e mal conservado. Nesse caso, a dor de cabeça tende a ser maior do que o benefício. O melhor, diz o especialista, é começar a aproveitar o sonho de outras formas, devagar.

Pistas e clubes

Todo autódromo reserva a agenda para eventos para pessoas comuns. Elas pagam para dirigir carros esportivos na pista, muitas vezes ao lado de pilotos profissionais. Ali, aceleram para valer, e com segurança. Também existem clubes de aficionados por automóveis, para todos os gostos. Ao começar a circular por esses meios, o sonhador pode ter contato com as máquinas que ama, assim como conhecer pessoas entendidas no assunto. Com o tempo, além de experimentar o sonho em pequenas doses, ele começou a conhecer pessoas que vendem e trocam automóveis bem cuidados.

“Toda vez que eu viajo com a família, tiro uma manhã só para uma driving experience”, diz Cerbasi. Sempre que pode, ele também aluga carros diferentes. “Por que, durante uma viagem a passeio, escolher um sedã comum se você pode passear com um Cadillac conversível, ou um Mustang, nem que seja por um dia?”, questiona. “O aluguel é uma tendência de mercado forte, porque, somados os impostos e a manutenção, comprar um automóvel acaba custando mais caro.”

Continua após a publicidade

Nenhuma dessas atividades anula o sonho de longo prazo. E assim, sugere o educador financeiro, quando finalmente chega o momento de comprar o tão sonhado modelo, você está muito mais bem preparado. Sabe qual veículo é o ideal para seu perfil.

Muitas vezes, não é a primeira opção na qual você pensou, porque já o alugou uma vez e percebeu, por exemplo, que ele é baixo demais ou apertado demais. Ao longo do processo de realizar contatos e experiências, a pessoa vai se conhecendo melhor até fazer uma escolha mais bem fundamentada.

Investimentos rentáveis
Mas e a parte financeira? Como investir para colocar em pé um projeto de longo prazo? Um consórcio pode ser uma opção, diz o educador financeiro, principalmente para quem não tem disciplina de reservar um valor mensal sozinho. Mas existem alternativas mais rentáveis.

“Com o suporte de um especialista em investimentos e o compromisso de não retirar o valor investido dentro de um período mais longo de tempo, é possível formar uma carteira sofisticada, que combina renda fixa e variável, para alcançar rendimentos de até 11% ao ano, enquanto investimentos tradicionais de curto prazo oferecem 6%”, sugere o especialista.

O BTG Pactual digital está preparado para colaborar com a realização desse sonho. A instituição oferece mais de 1000 opções de investimentos, uma assessoria especializada, atendimento 24 horas e sete dias por semana .Disponibiliza ainda um cartão de crédito feito para investidores. Os gastos feitos no cartão também têm Invest+, por meio do qual o dinheiro que você gasta volta pra você em forma de investimento e aproxima você do sonho do seu carro.

E assim, com disciplina, paciência, uma boa dose de diversão e o suporte do maior banco de investimentos da América Latina, que está em atuação desde 1983, você pode conectar seu sonho com sua trajetória de vida.

Estratégia em cinco etapas

Passo a passo para se organizar financeiramente.

  1. Comece Já: nunca é tarde demais para começar – nem cedo demais, aliás…
  2. Faça as contas: considere que você precisa juntar pelo menos 20% do valor total do veículo.
  3. Reserve dinheiro: calcule um valor a ser investido todos os meses, sem prejudicar a rotina e outros planos.
  4. Invista: faça um investimento de longo prazo e, para isso, conte com a assessoria especializada do BTG Pactual digital.
  5. Seja paciente: se por acaso não conseguiu investir o planejado num período, não desista!
Continua após a publicidade
Publicidade