Renault Logan usado é um sedã compacto democrático e barato
Bom, bonito e barato, ele ainda se mantém competitivo frente a concorrentes cada vez mais atuais. E pode ser encontrado a partir de R$ 32.000
Completamente reestilizado, o modelo 2014 do Renault Logan cativou o público que torceu o nariz para o estilo original apresentado em 2007. Quase dez anos depois, ele ainda conquista o público que não abre mão de espaço interno, robustez e baixo custo de manutenção.
O porte é uma de suas maiores virtudes: com 2,63 metros separando os dois eixos, ele oferece espaço e conforto adequado a quatro adultos, sem castigar o quinto ocupante. Seus 4,35 metros de comprimento e 1,73 metro de largura colaboram para o porta-malas com 510 litros.
A versão mais popular é a Expression, que até o modelo 2016 vinha com os motores D4D 1.0, 16V e 77/80 cv e K7M de 1,6 litro, 8 válvulas e 98/106 cv. Sua lista de equipamentos incluía ar-condicionado, direção assistida, alarme, vidros elétricos e travas e rádio com MP3.
Mais requintada, a Dynamique acrescentava banco traseiro rebatível bipartido, rodas de liga leve, faróis de neblina, limitador de velocidade e piloto automático. Nas duas versões o opcional mais valorizado é a central multimídia Media Nav, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, navegador e interface Bluetooth.
Sempre vinculado aos motores de 1.6, o câmbio automatizado Easy’R é item que exige cuidado, porque requer mão de obra especializada: vale a pena considerá-lo se o sistema estiver funcionando perfeitamente e se houver um bom desconto, pois sua aceitação no mercado é baixa.
Quem busca eficiência deve priorizar os modelos 2017, que ficaram mais rápidos e econômicos com os motores SCE (Smart Control Efficiency). Todo em alumínio, o três-cilindros 1.0 com dois comandos variáveis tem 12 válvulas e rende 79/82 cv. O quatro-cilindros 1.6 tem comando de admissão variável, 16V e gera 115/118 cv. Em ambos a direção passou a contar com assistência eletro-hidráulica.
Faz questão de conforto? O modelo 2020 finalmente recebeu a opção do câmbio CVT com seis marchas simuladas nas versões Intense e Iconic, facilmente identificadas pela suspensão 4 cm mais alta. A ergonomia melhorou com bancos maiores e mais confortáveis e um novo volante com pegada mais agradável: a versão Zen sucedeu a Expression, sendo a única a oferecer os dois motores SCE.
Robusto e confortável, o Logan tornou-se um favorito entre os motoristas de aplicativo, motivo pelo qual é preciso muita atenção para identificar unidades com quilometragem muito elevada. O baixo custo de peças e mão de obra favorece seu histórico de manutenções.
Defeitos do Renault Logan
Cabeçote – Nos motores D4D de quatro cilindros que equiparam as versões Authentique e Expression até o modelo 2016, é preciso atenção especial com o estado da correia dentada. Baixo desempenho e alto consumo de combustível costumam ser sanados com a regulagem da folga de válvulas.
Câmbio Easy’R – Verifique se o sistema funciona sem trancos ou retenções de marchas. O problema mais comum é causado pelo desgaste natural do sistema de embreagem.
Suspensão – Batidas secas e vazamentos são sinais de amortecedores sem ação. Na dúvida, vale a pena consultar um reparador para analisar os componentes de desgaste natural como batentes, bieletas e buchas.
Freios – Discos e tambores podem estar empenados, especialmente em unidades com câmbio automatizado ou CVT. Os principais sintomas são trepidação no pedal de freio e oscilações durante a frenagem.
Acabamento interno – O interior apresenta grande quantidade de plástico rígido: verifique os difusores do sistema de ventilação. Nem todas as peças são fáceis de ser encontradas.
A voz do dono
Nome: Luiz R. Waltrick
Idade: 34 anos
Profissão: consultor de seguros
Cidade: Blumenau (SC)
O que eu adoro:
“O baixo consumo e o reduzido valor das peças e mão de obra favorece a manutenção, essencial para quem viaja muito a trabalho. Espaçoso, confortável, com elevada altura do solo, encara qualquer terreno.”
O que eu odeio:
“Tive um Logan da geração anterior e afirmo que a suspensão era mais robusta: os amortecedores estão mais suaves, mas a durabilidade caiu bastante. O mesmo se aplica aos batentes, mais frágeis.”
Preços dos Renault Logan usados (KBB)
Preço das peças do Renault Logan
Nós dissemos
Novembro de 2013 – “No novo Logan, a Renault tentou atender a todos, tratando de deixá-lo mais confortável, equipado e moderno. (…) os bancos ganharam uma espuma que permite uma modelagem que abraça e dá mais firmeza ao corpo. (…) Outra melhoria foi na suspensão, perceptivelmente mais confortável. O conjunto absorve bem as oscilações…”
Pense também em um…
VW Virtus – Sua principal virtude são os 2,65 m entre os eixos e os 4,48 m de comprimento, medidas que garantem um generoso espaço interno. A versão de maior sucesso é a Comfortline com motor 1.0 TSI (128/116 cv), câmbio automático de seis marchas e equipamentos como ESP, central multimídia e volante multifuncional.