As vendas de carros usados registraram alta no primeiro trimestre de 2023, de acordo com a Fenabrave. O crescimento foi de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022. O programa de incentivo do governo para carros novos ajudou também a aquecer o mercado de seminovos.
Diante desse cenário, estreia hoje (27) a playlist Seminovos no canal do youtube da QUATRO RODAS. Vamos apresentar os modelos que têm a maior procura no mercado e apresentar os prós e contras de cada um.
Para a estreia temos o Hyundai HB20S, um dos sedãs mais procurados nos principais sites de classificados.
Esse modelo em especial é ano 2019 e, portanto, está duas atualizações atrás dos carros zero-km. Mas ainda é uma boa escolha, especialmente por ainda ter garantia vigente – na Hyundai, a garantia dos carros com todas as revisões feitas na concessionária é de cinco anos. E é um produto robusto.
Outra vantagem do Hyundai HB20S é suas dimensões compactas: ele tem somente 33 cm a mais que o hatch HB20, ou seja, mede apenas 4,23 metros e o terceiro volume lhe garante um porta-malas de 450 litros. O entre-eixos de 2,50 metros cobra seu preço no espaço interno, porém.
No interior a vantagem fica por conta da central multimídia de 8” com conexão com Apple Carplay e Android Auto por cabo e por ter uma operação intuitiva. Mas, peca ao oferecer um acabamento no qual o plástico rígido predomina e é alvo de reclamações dos donos pelo excesso de ruído e por ser mais suscetível a riscos.
Nessa versão de entrada, Comfort, não dá pra esperar rodas de liga leve e quem fizer questão disso terá que procurar no mercado a versão Comfort Style que além das rodas traz volante com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina e retrovisores com acionamento elétrico.
Equipado com o motor 1.0 Kappa tricilíndrico (80/75 cv) e câmbio manual de cinco marchas o sedã se sai muito bem no consumo com 17,2 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade. Mas, como já era esperado, o desempenho não é o seu forte e cumpriu o 0 a 100 km/h em lentos 16,9 segundos.
Se quiser uma performance mais satisfatória, até existe unidades do antigo 1.0 turbo, mas o ideal é partir direto para o motor 1.6 aspirado, que foi aposentado na nova geração – está presente apenas do Creta Action -, mas era bem acertado para o HB20S.
Esse Hyundai HB20S 2019 em questão vale R$ 52.135 segundo cotação da KBB, mas é possível encontrar esse modelo 2014 por pouco mais de R$ 35.000. Lembrando que no mercado de usados e seminovos a procedência é muito importante.
Robusto e confiável, o HB20S está amparado por uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem em uma rede de concessionários com uma boa reputação no atendimento.
Problemas comuns do Hyundai HB20S
Partida a frio Dificuldades na primeira partida do dia podem ocorrer devido ao travamento da válvula solenóide da injeção de gasolina em baixas temperaturas. O problema é sanado com a substituição da peça, que custa em torno de R$ 600.
Suspensão A suspensão do HB20 é robusta, mas o curso curto pode resultar em danos nas hastes dos amortecedores. Ruídos e batidas secas são um indício claro de problemas em outras partes, como buchas de bandeja, pivôs, bieletas e batentes dos amortecedores.
Ar-condicionado O defeito mais comum é causado pelo rompimento do condensador. Vazamento no evaporador e falta de óleo no compressor também são problemas sérios que podem ser evitados com a manutenção periódica do sistema.
Catalisador A luz de avaria no sistema de injeção pode indicar a obstrução do catalisador, geralmente causada por combustível de má qualidade. A peça original não sai por menos de R$ 4.700: a baixa eficiência do componente é indicada pelo código de falha P 420.
Câmbio automático Alterne a alavanca entre as posições D e R e verifique se há demora no engate das marchas. A alavanca precisa correr livremente e as trocas devem ocorrer sempre de forma suave, sem trancos ou retenção indevida.