Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat Punto T-Jet usado é esportivo com motor turbo à moda antiga

O hatch é um turbinado à moda antiga: não tem injeção direta, nem comando variável. Mas conquistou uma legião de fãs em seus sete anos de existência

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 9 set 2024, 11h05 - Publicado em 9 set 2024, 11h00
Fiat Punto T-Jet
A frente com "bigode" e aberturas extras no para-choques veio no facelift de 2012  (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando foi lançado por aqui, em 2009, o Punto T-Jet parecia reviver um segmento quase esquecido no mercado: o dos hot hatches com esportividade além do visual.

A versão turbinada conquistou um legado com um número considerável de admiradores e proprietários. Porém, a falta de atualizações mecânicas fez com que o modelo ficasse ultrapassado frente à concorrência, hoje bem mais forte, composta por modelos como Peugeot 208 GT, Renault Sandero R.S., DS 3 e Suzuki Swift Sport.

Punto T-Jet
Suspensão é firme em curvas, mas confortável em pisos irregulares (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Um dos pontos altos do T-Jet é seu estilo, que permanece atraente. Com boas mudanças em relação às configurações tradicionais (principalmente após o facelift feito em 2012), o hatch adota para-choques alargados, com linhas mais esportivas, aberturas maiores, grades com trama de colmeia, luzes de ré centrais e dupla saída de escape.

De lado, além dos adesivos que identificam a versão, as rodas de 17 polegadas e acabamento diamantado são exclusivas.

Fiat Punto T-Jet
Posição de dirigir é elogiável, com volante de boa pegada (Quatro Rodas)

Por dentro, ele também tem visual mais caprichado em relação às demais versões. Os bancos possuem apoios laterais mais generosos, e a tela digital no meio do painel de instrumentos exibe um gráfico que indica a pressão do turbo.

Ao lado da alavanca de câmbio, fica o chamado Seletor DNA, um comando com três modos: Dynamic, Normal e Autonomy. Cada programa modifica os mapas de calibração da central eletrônica para gerar reações mais ágeis ou mais voltadas para a economia.

Continua após a publicidade
Fiat Punto T-Jet
Motor 1.4 16V turbo produz 152 cavalos e 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 rpm (Quatro Rodas)

Moderno em sua época e um dos pioneiros aqui no Brasil no conceito de downsizing, o motor 1.4 16V turbo acabou ficando para trás por não ter injeção direta de combustível, comando variável e beber apenas gasolina, diferentemente dos rivais 208 GT e Sandero R.S. (o último, equipado com um 2.0 aspirado).

Acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas (contra seis dos franceses), o conjunto entrega 152 cv e 21,1 mkgf. No teste de pista feito pela QUATRO RODAS em 2012, o carro foi de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com boas médias de consumo de 10,4/13,1 km/l em ciclo urbano/rodoviário.

Esportivos Fiat
Punto T-Jet: o motor 1.4 turbinado com 152 cv garante altas doses de diversão, principalmente pela suspensão mais rígida que faz o carro rolar menos nas curvas (divulgação/Quatro Rodas)

Mais importante é a boa convivência com o carro. Além da vocação esportiva com consumo de 1.6 aspirado, o Punto T-Jet pode ser o carro da família: apesar da suspensão mais firme, ele lida bem com as irregularidades e oferece conforto para o motorista e para os demais ocupantes.

Principais características do Punto, a posição de dirigir é ótima e o espaço traseiro acomoda bem três ocupantes (inclusive na altura). O porta-malas de 280 litros está na média da categoria.

Visual do modelo da foto é posterior ao facelift de 2012
Visual do modelo da foto é posterior ao facelift de 2012 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ele saiu de linha custando salgados R$ 75.300, sendo substituído pela versão pseudo-esportiva Blackmotion, com motor 1.8 flex de até 132 cv e que saía por R$ 63.620.

Continua após a publicidade

O Punto mais esportivo de todos já sofreu com enorme desvalorização, mas vem sendo meio que redescoberto no mercado de usados nos últimos anos. Afinal, é um ótimo carro para quem busca diversão quase que à moda antiga e boa performance sem abrir mão da comodidade nos momentos mais tranquilos.

Problemas e defeitos do Fiat Punto T-Jet

Fiat Punto T-Jet
Os Fiat têm problema sério com o engate da quinta marcha (Quatro Rodas)

Baixas rotações – Mesmo com credenciais esportivas, o T-Jet tem seus instantes de indisposição. Abaixo de 2.250 rpm, é unânime a reclamação de que o modelo parece equipado com um motor 1.4 aspirado pela demora da atuação da turbina. Ou seja, não adianta tentar sair na frente após passar por lombadas e valetas em segunda marcha: para isso, é melhor colocar a primeira.

Câmbio – Trocas imprecisas (especialmente entre 2ª e 3ª marcha), além da dificuldade de engate, são reclamações recorrentes de proprietários do modelo. Causados por mau uso ou não, é sempre bom ficar atento.

Bocal do tanque de combustível – O bocal do tanque de combustível apresenta dificuldade para ser aberto e fechado. Há diversos casos de tampa do porta-luvas que também insiste em não fechar.

Vida egressa – Como todo esportivo, é preciso ficar de olho em alterações mecânicas feitas pelos proprietários e no estado de componentes que podem ter sofrido desgaste acima do normal devido ao uso, digamos, empolgante do carro.

Continua após a publicidade
Mostradores do Punto T-Jet
Punto T-Jet tinha um indicador digital da pressão do turbo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A VOZ DO DONO

Carlos Eduardo Bernardelli, 23 anos, vendedor, Valinhos (SP):

“Ótimo custo-benefício, principalmente considerando a união entre desempenho e aparência. Confortável, dirigibilidade excelente e pacote de itens de série e opcionais bem completo. O teto solar é um show à parte. Apesar de ser um motor de 2008, tem um bom desempenho e um consumo plausível para o que oferece. Peca nas peças de reposição, dificilmente encontráveis para pronta entrega.”

Gabriel Felipe Käfer, 20 anos, estudante, Francisco Beltrão (PR):

O que eu adoro: “O custo-benefício é imbatível e o carro tem equipamentos difíceis de serem achados em um hatch compacto, como ar-digital, sensores de luz e chuva, teto solar duplo panorâmico, piloto automático e bancos em couro. O motor, com potência e consumo justos, tem uma tocada esportiva que não deve em nada para os conjuntos mais modernos. Já o visual é extremamente acertado e chama muito atenção mesmo sendo um carro lançado há vários anos.”

O que eu odeio: “O motor não está calibrado pra rodar na gasolina comum brasileira, ele tende a ter algumas falhas quando não abastecido na Podium, enquanto o câmbio pode ficar com os engates ainda mais imprecisos com o tempo. O coletor de escapamento tem um defeito crônico de trinca, que se manifesta em todos os Puntos T-Jet. O preço de um novo original? Absurdos R$ 5.600. Um paralelo, de boa qualidade, sai por cerca de R$ 800.”

Fiat Punto T-Jet
Bancos do T-Jet são envolventes e exclusivos da versão (Quatro Rodas)

NÓS DISSEMOS

Esportivos do Brasil
(divulgação/Quatro Rodas)

Março de 2009: “Para quem busca um compacto com tempero mais forte de fábrica, ele é o número certo. Aliás, corre sozinho nessa categoria. Seu preço é honesto e ele entrega diversão na medida que seu visual promete. Nem mais, nem menos. (…) Entre pista e rua, o T-Jet trilha o caminho do meio. A suspensão foi retrabalhada para garantir mais firmeza apenas nas curvas. Quem gosta de dirigir esportivamente, mas não quer saber de sacrifícios, deve aprovar. Na estrada, ele é só alegria. A posição de dirigir é aquela típica do Punto – que, para quem não conhece, eu posso garantir, é bastante interessante.”

Preço médio dos usados (FIPE)

Punto T-Jet 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016
Preço R$ 39.536 R$ 45.000
R$ 46.850
R$ 57.420 R$ 60.778 R$ 63.263 R$ 68.775

 

Desempenho e consumo do Fiat Punto T-JET

ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h: 9,1 s
0 a 1000 m: 30,5 s – 169,7 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 203 km/h
RETOMADA
40 a 80 km/h (3ª marcha): 5,8 s
60 a 100 km/h (4ª marcha): 7,8 s
80 a 120 km/h (5ª marcha): 10,7 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,9 / 28,5 / 65,2 m
CONSUMO
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 13,1 km/l

Ficha Técnica do Fiat Punto T-JET

Motor: gasolina, diant., transv., 4 cil., 1 368 cm3, 152 cv a 5 500 rpm, 21,1 mkgf entre 2 250 e 4 500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventilados (dianteira); sólidos (traseira)
Rodas e pneus: liga leve, 205/50 R17
Dimensões: comprimento 406,5 cm; altura 150,1 cm; largura 172,7 cm; entre-eixos 251 cm; peso, 1 263 kg; porta-malas 280l; tanque 60 litros
Equipamentos de série: rodas de liga de 17 pol., bancos de couro (parciais)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.