Zenvo lança hipercarro com quatro turbos, 1.876 cv e que vai a 450 km/h
Hipercarro dinamarquês tem até três motores e pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos

A dinamarquesa Zenvo iniciou a produção do Aurora, seu novo hipercarro limitado a 100 unidades. Anunciado em 2023, o modelo passa por alterações pontuais para chegar às ruas e agora pode ser comprado em duas versões – os preços não foram anunciados, mas não devem ficar abaixo dos US$ 2 milhões, algo perto dos R$ 11 milhões, em conversão direta.
Não espere por novidades significativas no visual, o que é bom. O Zenvo Aurora segue com desenho agressivo, em uma grande profusão de curvas, vincos e aberturas para aprimorar a aerodinâmica. A cabine é como uma bolha na seção central.

A traseira tem lanternas “escondidas” em uma das grandes aberturas, ao lado das saídas de escape centrais. Chama a atenção o extenso uso de fibra de carbono aparente, tanto na traseira, quanto na porção inferior da dianteira.
São duas versões diferentes para o Aurora: a Agil, mais voltada para as pistas, e a Tur, para as ruas. A maior diferença entre elas está na mecânica, embora ambas utilizem um motor V12 6.6 com quatro turbos e 1.267 cv de potência.

Tanto o Aurora Agil, quanto o Tur, são híbridos, mas isso também marca as particularidades de cada um. No caso da primeira, o foco nas pistas exige que o carro seja mais leve e de tração traseira e, por isso, ele ganha apenas um motor elétrico traseiro, elevando a potência total para 1.470 cv.

Na Tur, o motor elétrico traseiro é substituído por dois elétricos dianteiros, ou seja, a tração é integral, mais seguro para as ruas. Mas ele causa alguma inveja ao “irmão”: somando os três motores, a potência é de 1.876 cv. Não há informações sobre o torque.
Segundo a Zenvo, o Aurora Agil pode ir de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, com uma velocidade máxima nos 365 km/h. A marca diz ainda que o downforce do modelo a 250 km/h é de 880 kg – seria algo como um Renault Kwid pressionando o modelo contra o chão. Já o Aurora Tur, mais potente, chega aos 100 km/h mais rápido, em 2,3 segundos. A velocidade máxima é de (pasmem!) 450 km/h.

Como é de praxe na Zenvo, o Aurora será produzido em Præstø, em uma tiragem de apenas 50 unidades de cada uma das versões. A marca ainda não divulgou os preços iniciais, mas não deverá custar menos do que US$ 2 milhões.