Zeekr tem elétrico que faz 1000 km por carga e prepara estreia no Brasil
Fabricante chinesa pertence à Geely, que também é dona da Volvo e da Lotus, e está montando uma operação no Brasil para lançar seus carros elétricos
Mais uma fabricante de carros elétricos começa a se movimentar para iniciar uma operação no Brasil. Desta fez é a Zeekr, uma fabricante chinesa com nome quase impronunciável mas que pertence à dona da Volvo, quem está iniciando uma operação no Brasil.
A marca foi fundada há apenas dois anos, mas tem por trás o dinheiro quase infinito do Grupo Geely, dono das marcas Volvo, Lotus, Polestar e Lynk & Co., além da própria Geely e de participações acionárias em Mercedes-Benz e Aston Martin, além de ser parceira estratégica da Renault.
A Zeekr só tem quatro carros apresentados até agora, mas entre eles está o carro elétrico com maior autonomia do mundo.
A empresa publicou no Linkedin, ontem, duas vagas de emprego no Brasil: uma para gerente de produto e outra para gerente de marketing, ambas em São Paulo.
São vagas com escopo bastante amplo, mas direcionado a definir uma estratégia para a Zeekr no Brasil. Seja estratégia de posicionamento e de divulgação da marca, seja para definir o posicionamento dos carros no mercado brasileiro, além da realização de pesquisas com clientes em potencia e de sugestão para modificações nos carros específicas para o mercado brasileiro.
A vaga já prevê que ambos se reportarão a dois diretores: um diretor de vendas regional e um diretor de desenvolvimento de marca e marketing no Brasil. Não é uma estratégia muito diferente daquela feita pela vietnamita VinFast na última semana.
Essas vagas são para agora, mas o trabalho de inserir uma marca inteiramente nova em um país como o Brasil pode ser longo. O início da venda dos carros da Zeekr no Brasil poderia ficar só para 2025.
Como são os carros da Zeekr?
O carro mais conhecido é o Zeekr 001, que também foi o primeiro carro apresentado (em 2021) e o primeiro que será vendido em alguns mercados europeus a partir de 2024. Com diversas versões, recentemente se tornou o carro elétrico com a maior autonomia do mundo: 1.032 km por carga segundo o ciclo CLTC (chinês).
Isso só é possível com o pacote de baterias CATL Qilin de 140 kWh com motor único e traseiro, que tem 272 cv. Mas essa opção está limitada a apenas 1.000 unidades. A versão de dois motores, com 544 cv e tempo de 0 a 100 km/h de 3,8 s, se tornou o carro elétrico a fazer drift em maior velocidade. Além disso, o 001 tem outros dois pacotes de baterias, de 86 kWh ou 100 kWh, que oferecem alcance de 546 e 741 km, respectivamente.
Por dentro, tem telas de 14,7’’, para a central multimídia, e de 8,8’’, para o quadro de instrumentos digital. Quem viaja atrás tem acesso a uma tela própria de 5,7’’ que comanda até o ar-condicionado de três zonas. Já o sistema de som é da Yamaha.
Zeekr 001 FR, por sua vez, tem desempenho extremo. Tem quatro motores elétricos, um por roda, que entregam juntos 1.265 cv e 130,52 kgfm. A marca afirma que ele pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 s, com uma largada em movimento e sua produção será limitada a 99 unidades.
Outro carro importante é o Zeekr 009, uma minivan elétrica de luxo que acabou sendo transformada no Volvo EM90. Seu par de motores somam os 544 cv e são alimentados pela bateria de 140 kW como a usada no 001.
O Zeekr X é um SUV compacto baseado na mesma plataforma do Smart #1 e do Volvo EX30, e foi lançado em abril. Há três versões na China, que vão desde um motor com 272 cv e até 560 km de autonomia, a dois motores e 476 cv, com até 500 km de alcance com uma bateria de 66 kWh, no padrão chinês.
O Zeekr 007, por sua vez, foi apresentado há apenas duas semanas. É um sedã grande elétrico com um motor traseiro com 415 cv ou dois motores que somam 636 cv e podem levá-lo aos 100 km/h em 2,8 s. A autonomia varia entre 688 km e 870 km, graças à arquitetura elétrica de 800V que promete recuperar 610 km de autonomia em 15 minutos conectado a um carregador ultrarrápido.
Seus equipamentos se confundem com sistemas de smartphones. Tem chip Nvidia Orin-X para processar o sistema de condução autônoma, que também se vale de um LiDAR e da imagem de 12 câmeras, além de central multimídia com 15 polegadas e processador Snapdragon 8295 e sistema de som 7.1.4 com 21 alto falantes.