VW ID.7: substituto elétrico do Passat aparece sem camuflagem
O substituto elétrico do VW Passat fará sua estreia do Salão de Xangai, na China. Modelo pode estrear novo motor com 281 cv
Até então só tínhamos fotos do Volkswagen ID.7 camuflado, mas graças ao escritório de patentes da China imagens do modelo de produção vieram à tona. O substituto elétrico do VW Passat já havia dado ar da graça na CES, no início do ano, ainda camuflado. Sua apresentação oficial acontecerá na próxima semana, durante o Salão de Xangai.
Na China, o sedã elétrico é batizado de ID.7 Vizzion, mas ainda não está claro se essa nomenclatura se aplicará em outros mercados, como o norte-americano e o europeu.
Sua dianteira até segue a identidade visual da família ID, com os faróis espichados e grade fechada, mas a parte inferior é uma surpresa. O ID.7 de produção tem prolongamentos em forma de T que lembram o Polestar 2 e fazem alusão ao seu principal rival, Tesla Model 3.
Alguns recursos permaneceram fiéis ao conceito, como o design da traseira, com a lanterna em uma faixa larga que se estende por toda a tampa do porta-malas, que poderá ser facilmente reconhecido à noite. As maçanetas embutidas também foram transportadas para o modelo produção, embora isso fosse bastante fácil de deduzir, mesmo olhando para protótipos camuflados.
Ar-condicionado inteligente e tudo touch
O interior do carro já havia sido revelado e segue fielmente o que foi proposto no modelo conceito, como a tela do quadro de instrumentos encravada no painel, atrás do volante, com informações repetidas no head-up display.
A central multimídia de 15 polegadas permanece com comandos deslizantes sob ela para funções de som e climatização, mas que agora são iluminados. O volante também mantém os botões sensíveis ao toque.
O que chama atenção é a ausência de um controle manual das saídas de ar: no novo ID.7, o vento será controlado de maneira totalmente eletrônica, através de atuadores escondidos atrás do painel.
Desse modo, o fluxo de ar será escolhido via toque na central multimídia – assim como já acontece no Tesla Model 3. Mas, a grande inovação está na personalização e no nível de automação do sistema. É possível chamar a multimídia do carro, por exemplo, e pedir que o modelo aqueça especificamente as mãos do condutor. Também dá para solicitar ventilação concentrada em um ocupante ou dispersa pelo sedã de luxo.
Em modo automático, o AC também é capaz de reconhecer as condições do ambiente e se adaptar em tempo real. Caso o sol esteja iluminando predominantemente um lado do carro, explica a VW, o fluxo de ar se ajusta sozinho, a fim de equalizar as temperaturas. Caso a porta seja aberta em um dia quente, iniciam-se movimentos horizontais que formam uma espécie de isolamento térmico.
700 km de autonomia e quase 300 cv
Todas as especificações do ID.7 ainda não foram reveladas, mas já temos confirmado que a bateria terá capacidade de 77 kWh, o suficiente para uma autonomia de até 700 km. Serão dois motores elétricos e é estimado que superem os 200 cv de potência.
Na verdade, existe a expectativa que o sedã elétrico faça a estreia de um novo motor anunciado nesta semana pela Volkswagen. O chamado APP550 tem 281 cv e 56 kgfm (o mesmo torque de uma Amarok V6) tem aplicação na traseira da plataforma MEB e é mais eficiente e tem melhor gerenciamento térmico que o conhecido motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm.
O modelo estreia na China ainda em 2023, mas só no início do próximo ano que deve chegar oficialmente aos EUA.