Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Volkswagen ID.7 terá ar-condicionado guiado pela posição do Sol

Elétrico aposta em ar-condicionado inteligente capaz de se antecipar ao ocupante e até aquecer partes específicas do corpo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 mar 2023, 07h40 - Publicado em 26 jan 2023, 10h52

Novo sedã elétrico da fabricante alemã, o Volkswagen ID.7 tem lançamento previsto para 2023 e já começa a exibir suas virtudes. Uma delas está no sistema de ar-condicionado, onde a Volks conseguiu mudar o que há décadas é praticamente igual.

O que primeiro chama atenção é a ausência de um controle manual das saídas de ar: no novo ID.7, o vento será controlado de maneira totalmente eletrônica, através de atuadores escondidos atrás do painel. Desse modo, o fluxo de ar será escolhido via toque na central multimídia de 15’’. E daí começa a grande inovação.

VW ID.7
ID.7 é o novo sedã de luxo da Volks, com lançamento marcada para este ano (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen prepara um sistema de “climatizações inteligentes”, no qual deve unir automação veicular e reconhecimento de voz. É possível chamar a central do carro, por exemplo, e pedir que o carro aqueça especificamente as mãos do condutor. Também dá para solicitar ventilação concentrada em um ocupante ou dispersa pelo sedã de luxo.

Continua após a publicidade
Warm your hands by voice command – very easy in the ID.7: The steering wheel heating is activated automatically, in addition, air flows specifically to the hands on the steering wheel.
Interface não tem botões físicos e estimula uso do comando de voz (Divulgação/Volkswagen)

Com o sistema de chaves inteligentes via smartphone também será possível, antes mesmo de iniciar a viagem, entender quem está ao volante. Desse modo, as preferências de cada condutor são atendidas minuciosamente.

Atuadores serão comandados por sistemas inteligentes
Atuadores serão comandados por sistemas inteligentes (Divulgação/Volkswagen)

Em modo automático, o AC também é capaz de reconhecer as condições do ambiente e se adaptar em tempo real. Caso o sol esteja iluminando predominantemente um lado do carro, explica a VW, o fluxo de ar se ajusta sozinho, a fim de equalizar as temperaturas. Caso a porta seja aberta em um dia quente, iniciam-se movimentos horizontais que formam uma espécie de isolamento térmico.

VW ID.7
Uso inteligente da climatização é crucial para que o modelo consiga exceder os 700 km de autonomia, como almeja fazer no mundo real (Divulgação/Volkswagen)

De acordo com o executivo Kai Grünitz, é uma tecnologia que cumpre papel de acrescentar luxo à proposta do ID.7, em busca de repetir o prestígio de sedãs anteriores, como o Passat. Ao mesmo tempo, o uso inteligente do ar-condicionado e aquecimento pode contribuir para um menor consumo de energia, deixando os ocupantes felizes por gastarem menos tempo carregando o carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.