Novo Volkswagen ID.7 terá ar-condicionado guiado pela posição do Sol
Elétrico aposta em ar-condicionado inteligente capaz de se antecipar ao ocupante e até aquecer partes específicas do corpo
Novo sedã elétrico da fabricante alemã, o Volkswagen ID.7 tem lançamento previsto para 2023 e já começa a exibir suas virtudes. Uma delas está no sistema de ar-condicionado, onde a Volks conseguiu mudar o que há décadas é praticamente igual.
O que primeiro chama atenção é a ausência de um controle manual das saídas de ar: no novo ID.7, o vento será controlado de maneira totalmente eletrônica, através de atuadores escondidos atrás do painel. Desse modo, o fluxo de ar será escolhido via toque na central multimídia de 15’’. E daí começa a grande inovação.
A Volkswagen prepara um sistema de “climatizações inteligentes”, no qual deve unir automação veicular e reconhecimento de voz. É possível chamar a central do carro, por exemplo, e pedir que o carro aqueça especificamente as mãos do condutor. Também dá para solicitar ventilação concentrada em um ocupante ou dispersa pelo sedã de luxo.
Com o sistema de chaves inteligentes via smartphone também será possível, antes mesmo de iniciar a viagem, entender quem está ao volante. Desse modo, as preferências de cada condutor são atendidas minuciosamente.
Em modo automático, o AC também é capaz de reconhecer as condições do ambiente e se adaptar em tempo real. Caso o sol esteja iluminando predominantemente um lado do carro, explica a VW, o fluxo de ar se ajusta sozinho, a fim de equalizar as temperaturas. Caso a porta seja aberta em um dia quente, iniciam-se movimentos horizontais que formam uma espécie de isolamento térmico.
De acordo com o executivo Kai Grünitz, é uma tecnologia que cumpre papel de acrescentar luxo à proposta do ID.7, em busca de repetir o prestígio de sedãs anteriores, como o Passat. Ao mesmo tempo, o uso inteligente do ar-condicionado e aquecimento pode contribuir para um menor consumo de energia, deixando os ocupantes felizes por gastarem menos tempo carregando o carro.