Volkswagen trará marca Scout de volta com SUV rival do Ford Bronco e picape elétrica
Com revitalização da milenar montadora International Harvester, o Grupo VW anuncia dois novos modelos elétricos da submarca Scout
A International Harvester (IH) era uma fabricante de veículos estadunidense fundada no início do século passado. Como muitas montadoras, ela faliu e deixou seu legado off-road.
Agora, com apoio do Grupo Volkswagen, a Scout, marca revitalizada da antiga empresa, anunciou que seus primeiros veículos serão apresentados no dia 24 de outubro.
A nova montadora revelará um novo SUV elétrico para rivalizar com o Land Rover Defender e o Ford Bronco. Junto a isso, uma picape também será desenvolvida para enfrentar veículos como Rivian R1T e a Ford F-150 Lightning.
Ambos modelos se destacarão por seu design retrô-futurista, trazendo a tona um visual atual em conjunto de inspirações no IH Scout II, produzido entre 1971 e 1980.
As primeira “imagens” dos veículos foram divulgados. Podemos ver apenas o esboço e a silhueta dos modelos. O visual é bem quadrado e com muita robustez, destacando-se principalmente pelas grandes rodas e pneus off-road. Não há muito o que se observar além disso.
Os modelos da Scout serão produzidos em uma nova fábrica na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ainda não há informações sobre o trem de força elétrico, mas já se sabe que as baterias serão fornecidas pela Magma.
Uma nova plataforma também será desenvolvida exclusivamente para os novos carros da Scout. Portanto, nada de MEB ou PPE, que são as atualmente utilizadas por carros elétricos do Grupo Volkswagen.
Os primeiros Scouts sairão da linha de produção apenas em 2026 e o Grupo VW planeja aumentar gradualmente a produção da nova fábrica até chegar aos 200.000 carros anualmente.
Uma informação tanto quanto interessante revelada pela Autocar, é que a Audi, antes mesmo do início da produção dos carros da Scout, já planeja utilizar a plataforma e a fábrica da empresa para a produção de um novo modelo 4×4 de propulsão elétrica.
A ressurreição da Scout não é um plano de agora. Há cerca de dois anos o Grupo Volkswagen já havia declarado a intenção de reviver a marca. Agora, parece que realmente esses planos vão para frente.