Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Volkswagen ID.4 ganha potência e (quase) resolve problemas de usabilidade

Botões de climatização e volume agora são retroiluminados, mas continuam sem resposta tátil, enquanto potência chega aos 330 cv

Por João Vitor Ferreira
7 set 2023, 08h00

O Volkswagen ID.4 acabou de estrear no Brasil como carro de assinatura, mas é normal que quem tem um primeiro contato com o carro —  incluindo QUATRO RODAS —  note facilmente um problema: seus controles touchscreen incomuns.

O excesso de tecnologia gerou incômodo e,  em outros mercados onde o elétrico é vendido há mais tempo, muitos motoristas reclamavam da falta de resposta tátil nos controles de ar-condicionado, volume e nos botões do volante. Nos Estados Unidos, também relataram incômodo com a baixa luminosidade dos controladores, prejudicando a visibilidade de noite. 

VW ID4 1
Porta-malas é alto devido ao motor traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um dos problemas foi resolvido em uma recente atualização de pacotes de equipamentos. Os controles do ar e do volume no painel, enfim, ganharam uma retroiluminação. Isso já resolve metade do problema, já que mesmo não fornecendo a resposta tátil, que os motoristas tanto consideram, pelo menos é possível enxergar a posição e função do comando quando estiver dirigindo a noite.

ID.4 2024
Alavanca de câmbio teve a posição alterada, mas continua no volante (Divulgação/Volkswagen)

Essa mudança também acompanha uma nova central multimídia de 12,9’’ já equipada com o novo sistema da VW lançado no sedã ID.7. Todos os controles de climatização também tiveram o seu layout renovado, assim como o volante.

Continua após a publicidade

Por fim, também modificaram a alavanca de câmbio. Antes ela era um comando giratório ao lado da tela do quadro de instrumentos, agora é a alavanca direita do volante operada para cima e para baixo, como nos Mercedes.

ID.4 2024
Novas luzes vão auxiliar motoristas durante a noite, mas a falta de controles físicos ainda incomoda (Divulgação/Volkswagen)

Tudo isso seria maravilhoso se valesse para toda a linha. Mas só as versões mais caras, equipadas com bateria de 82 kWh brutos (77 kWh líquidos) —  Pro, Pro S e Pro S Plus —, receberão essas atualizações, enquanto os mais baratos mantêm o design atual e os frustrantes botões “sem brilho”.

Compartilhe essa matéria via:

Por sorte, a configuração que está sendo disponibilizada no Brasil apenas por assinatura, a Pro, está entre as que ganham as atualizações, que também incluem motores mais potentes.

Continua após a publicidade

ID.4 2024

Essas variantes podem ter um ou dois motores, esta com tração integral. Os modelos com apenas um motor elétrico e tração traseira agora chegam aos 285 cv (antes eram 203 cv). Já o AWD também teve um aumento considerável de potência, indo dos 299 cv para 334 cv.

A Volkswagen também antecipou que eles terão um aumento na autonomia, que atualmente é de 410 km no monomotor e 442 no bimotor, mas os novos números só serão compartilhados futuramente.

Continua após a publicidade
ID.4 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Outras atualizações são mais básicas e incluem assentos ventilados e rodas de 20’’ para as versões Pro S, enquanto a Pro S Plus ganha rodas de 21’’ e sistema de som Harman Kardon de nove alto falantes.

Essas modificações estão previstas para os Volkswagen ID.4 ano-modelo 2024, que deve chegar nos Estados Unidos no início do próximo ano. Resta saber a estratégia da Volkswagen para o Brasil: hoje o ID.4 está disponível apenas por assinatura, mas a Volkswagen diz que pretende vendê-lo ainda em 2023. Será que lançarão um carro prestes a mudar?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.