Volkswagen ID.4 ganha potência e (quase) resolve problemas de usabilidade
Botões de climatização e volume agora são retroiluminados, mas continuam sem resposta tátil, enquanto potência chega aos 330 cv
O Volkswagen ID.4 acabou de estrear no Brasil como carro de assinatura, mas é normal que quem tem um primeiro contato com o carro — incluindo QUATRO RODAS — note facilmente um problema: seus controles touchscreen incomuns.
O excesso de tecnologia gerou incômodo e, em outros mercados onde o elétrico é vendido há mais tempo, muitos motoristas reclamavam da falta de resposta tátil nos controles de ar-condicionado, volume e nos botões do volante. Nos Estados Unidos, também relataram incômodo com a baixa luminosidade dos controladores, prejudicando a visibilidade de noite.
Um dos problemas foi resolvido em uma recente atualização de pacotes de equipamentos. Os controles do ar e do volume no painel, enfim, ganharam uma retroiluminação. Isso já resolve metade do problema, já que mesmo não fornecendo a resposta tátil, que os motoristas tanto consideram, pelo menos é possível enxergar a posição e função do comando quando estiver dirigindo a noite.
Essa mudança também acompanha uma nova central multimídia de 12,9’’ já equipada com o novo sistema da VW lançado no sedã ID.7. Todos os controles de climatização também tiveram o seu layout renovado, assim como o volante.
Por fim, também modificaram a alavanca de câmbio. Antes ela era um comando giratório ao lado da tela do quadro de instrumentos, agora é a alavanca direita do volante operada para cima e para baixo, como nos Mercedes.
Tudo isso seria maravilhoso se valesse para toda a linha. Mas só as versões mais caras, equipadas com bateria de 82 kWh brutos (77 kWh líquidos) — Pro, Pro S e Pro S Plus —, receberão essas atualizações, enquanto os mais baratos mantêm o design atual e os frustrantes botões “sem brilho”.
Por sorte, a configuração que está sendo disponibilizada no Brasil apenas por assinatura, a Pro, está entre as que ganham as atualizações, que também incluem motores mais potentes.
Essas variantes podem ter um ou dois motores, esta com tração integral. Os modelos com apenas um motor elétrico e tração traseira agora chegam aos 285 cv (antes eram 203 cv). Já o AWD também teve um aumento considerável de potência, indo dos 299 cv para 334 cv.
A Volkswagen também antecipou que eles terão um aumento na autonomia, que atualmente é de 410 km no monomotor e 442 no bimotor, mas os novos números só serão compartilhados futuramente.
Outras atualizações são mais básicas e incluem assentos ventilados e rodas de 20’’ para as versões Pro S, enquanto a Pro S Plus ganha rodas de 21’’ e sistema de som Harman Kardon de nove alto falantes.
Essas modificações estão previstas para os Volkswagen ID.4 ano-modelo 2024, que deve chegar nos Estados Unidos no início do próximo ano. Resta saber a estratégia da Volkswagen para o Brasil: hoje o ID.4 está disponível apenas por assinatura, mas a Volkswagen diz que pretende vendê-lo ainda em 2023. Será que lançarão um carro prestes a mudar?