Versão básica do VW ID.Buzz faz jus à Kombi e é simples como um Gol G4
Versão Freestyle chegou para ser o 'pé de boi' na Alemanha e tem para-choques sem pintura, motor mais fraco e bem menos autonomia que as demais
A chegada da VW ID.Buzz mudou tudo o que conhecíamos da Kombi. A versão moderna é bem mais sofisticada, tirando um pouco aquela ideia de carro de trabalho que sua antecessora tinha. Mas, pelo menos na Alemanha, esse espírito foi trazido de volta, com a estreia de uma nova versão básica, que tem detalhes visuais que lembram muito o Gol G4.
A versão Freestyle não faz cerimônias e já mostra seus grandes para-choques de plástico preto na dianteira e traseira, como nas versões básicas do Gol e de muitos outros carros. Outro detalhe que evidencia o lado espartano dessa versão são as rodas de 18 polegadas de aço com calotas. Para diferenciá-la das demais, há decalques com nome da versão na base das portas. Se fosse no Brasil, facilmente poderia estar escrito ‘Robust’ ou ‘Track’ ali.
Apenas a cor branca é oferecida e ela não cobre os retrovisores. Quem quiser, pode pintar o ID.Buzz Fresstyle de cinza metálico, mas é necessário pagar 1.035 euros. É possível colocar rodas de liga leve de 19’’ também, mas para isso a VW cobra mais 2.500 euros. Pintura ‘saia e blusa’? Nem pagando.
E não é só no design que a ID.Buzz Freestyle é mais simples, na motorização também. Para essa versão, a VW optou por um motor elétrico traseiro de 170 cv e 31,61 gfm alimentado por uma bateria de 59 kWh, que garante 329 km de autonomia pelo ciclo WLTP. É bem inferior ao conjunto oferecido por outras versões básicas da Europa, como a Pro da França, que tem motor de 286 cv, bateria de 79 kWh e autonomia de 459 km.
Se serve de consolo, nos equipamentos a Freestyle não deixa a desejar e tem os mesmos itens do modelo francês citado. Os bancos são de tecido, é verdade, mas ela compensa com quadro de instrumentos digital de 5,3’’, central multimídia de 12,9’’ com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, iluminação ambiente, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera de ré.
Há ainda frenagem automática de emergência com detector de pedestres, assistente de permanência em faixa, leitor de sinais de trânsito, além de faróis e luzes traseiras em LED. Comparada a versão Pro francesa, a ‘pé de boi’ alemã só fica devendo o volante aquecido.
O que pega mesmo é o preço. Para uma versão de entrada, menos potente e com autonomia bem inferior, a VW está cobrando 49.998 euros, aproximadamente R$ 301.000 na cotação atual. Enquanto isso, os vizinhos da França pagam 52.850 euros (R$ 318.176) pela sua versão de entrada, com os mesmos itens, motor e bateria superiores e sem peças de plástico preto na carroceria.