Stellantis terá câmbio elétrico de duas marchas para uso off-road
Mesma tecnologia que faz Porsche Taycan e Audi E-tron GT serem mais rápidos pode ajudar a criar um Jeep elétrico melhor
![Jeep Wrangler 2024](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/JP024_036WR-e1680729386253.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O movimento de eletrificação da indústria automotiva também exige o desenvolvimento de novas tecnologias para que carros híbridos e elétricos consigam fazer o que carros a combustão já fazem muito bem. E isso será bem importante para o off-road.
Um bom exemplo é que a engenharia da Stellantis estaria desenvolvendo um câmbio de duas marchas específico para carros elétricos. Será de aplicação dedicada a carros off-road, como um futuro Jeep elétrico. Isso até já existe, mas aplicado em esportivos.
Em geral, carros elétricos não necessitam trocar de marcha pois geram torque instantâneo e a qualquer faixa de giro. Mas os elétricos Porsche Taycan e Audi e-tron GT usam uma caixa com marcha mais reduzida só para melhorar a aceleração e terem uma maior velocidade máxima.
No caso da Stellantis, a transmissão de duas velocidades seria específica para a condução off-road, em altos giros e em baixas velocidades. Seria uma forma de proporcionar tanto torque quanto eficiência em diferentes condições de terreno.
![20200908125458_Jeep-Wrangler_4xe-rear Wrangler EV](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/20200908125458_Jeep-Wrangler_4xe-rear.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A configuração consiste em dois conjuntos de engrenagens planetárias, posicionados entre o motor elétrico e os eixos do veículo. Isso permitirá que não apenas um desempenho otimizado no off-road, mas também a capacidade de manobrar em situações difíceis, semelhante aos recursos de “giro 360” vistos em modelos como o Hummer EV e o Mercedes Classe G elétrico.
Embora a introdução de um câmbio de duas marchas para carros elétricos ainda esteja em estágio de protótipo e não garanta sua uso imediato, essa inovação poderia aparecer em um futuro Jeep Wrangler elétrico. No entanto, resta saber se a Stellantis seguirá com essa ideia e quando será lançada ao mercado.