PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sony usará nova plataforma da Honda para fazer carros elétricos

Modelos da Afeela, marca criada por Honda e Sony, usará a mesma arquitetura dos Honda Série 0 com o objetivo de reduzir custos

Por Rafael Sommadossi
9 jul 2024, 07h00
Sony-Afeela (2)
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

A Honda e a Sony anunciaram um reforço em sua colaboração no setor automotivo. Os carros da Afeela, marca criada pelas gigantes japonesas, usará a mesma plataforma dos Honda Série 0, nova família de modelos elétricos que estreia em 2026.

As duas empresas buscam reduzir custos e acelerar o desenvolvimento, uma resposta à crescente concorrência de fabricantes de automóveis chineses. Segundo o Nikkei Asia, a plataforma representa aproximadamente 10% do custo de um elétrico. E a decisão de compartilhar a tecnologia deve resultar em economias significativas e em preços mais baixos, se comparado ao desenvolvimento de uma nova arquitetura do 0 exclusiva para a Afeela.

 

Honda Série 0
Protótipo Honda Série 0 (Divulgação/Honda)

Embora utilizem a mesma plataforma, as propostas dos veículos serão diferentes. A futura Série 0 da Honda terá modelos com um preço inicial de cerca de US$ 40.000 nos Estados Unidos, posicionando-se  em um segmento altamente competitivo. Já os modelos de veículos da joint venture Afeela serão mais caros, porém, os preços específicos ainda não foram divulgados.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade


A nova geração de veículos elétricos da Honda incluirá sete modelos, com lançamento previsto até 2031. A empresa investiu cerca de US$ 65 bilhões na série. Em maio, foi confirmado que esses carros terão uma “bateria ultrafina” e um eixo elétrico compacto recém desenvolvido.

Afeela EV
Afeela estreará com um sedã com bateria de 91 kWh e autonomia de cerca de 480 km (Afeela/Divulgação)

Os Serie 0 também terão forte influência das experiências da Honda na Fórmula 1 e no desenvolvimento de híbridos. Um bom exemplo está nas novas unidades de potência, mais leves e finas que as convencionais. A estrutura dos carros também terá um peso menor que o habitual e, graças à sua nova plataforma, os motores e baterias poderão ser montados em posições muito mais baixas, reduzindo o centro de gravidade dos carros.

Continua após a publicidade
sony-honda-mobility-afeela-prototype (1)
Pedidos para o primeiro carro da Afeela deverão abrir em 2025, mas as entregas só devem ocorrer em 2026. No mesmo ano, a Honda pretende lançar os 3 primeiro Série 0 (Divulgação/Honda)

Com o compartilhamento das tecnologias, é provável que os Afeela também tenham boa parte das características citadas, incluindo o alcance de 480 km, que a Honda já anunciou que será o mínimo dos Série 0.

O primeiro modelo da Afeela será sedã de design futurista ainda sem nome que, até o momento, sabemos apenas que terá uma bateria de 91 kWh, essa que também poderá ser usada nos veículos Série 0. Tanto a nova marca, quanto a família de elétricos da Honda tem estreia global marcada para 2026

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.