Ram e Jeep terão elétricos e híbridos grandes com até 1.100 km de alcance
A nova plataforma da Stellantis originará carros a combustão, híbridos, a hidrogênio e elétricos, mas sempre de grande porte
A Stellantis revelou detalhes de uma nova plataforma que suportará diversas tecnologias de propulsão, prometendo elétricos de longo alcance e recargas ultrarrápidas. Projetada para picapes e SUVs grandes com carroceria sobre chassi, ela aparecerá primeiro em modelos das marcas Ram e Jeep.
Batizada de STLA Frame, a nova plataforma “multienergia”, como a empresa chama, poderá dar origem a modelos de combustão interna, híbridos, a hidrogênio, elétricos com bateria (BEV) e elétricos com extensor de alcance (REEV). No caso dos elétricos, são prometidos até 800 km de autonomia; para os elétricos com extensor de alcance, espera-se até 1.100 km de alcance.
Além das múltiplas possibilidades de propulsão, a plataforma também se empenha na arquitetura eletrônica para ser mais eficiente. Os REEVs terão arquitetura de 400 V e potência de recarga de até 175 kW, prometendo uma recuperação de 80 km em 10 minutos. Os elétricos, com 800 V, poderão recarregar a até 350 kW e adicionar 160 km de autonomia em 10 minutos. Todos os modelos também terão carregamento bidirecional, ou seja, a possibilidade de envio de energia elétrica para outro veículo ou para uma residência.
A STLA Frame não economiza nas dimensões, já que seu desenvolvimento e especificamente para veículos de grande porte. O comprimento varia entre 5,49 a 5,94 metros, a largura entre 2,06 a 2,12 m, a distância entre-eixos de 3,14 a 3,69 m e, a distância ao solo, entre 16,8 e 26,2 cm. O diâmetro máximo de pneus fica entre 32,8 e 33 polegadas.
Com isso, será possível produzir grandes SUVs e picapes de propostas off-road e trabalho, com carga útil de 1.224 kg, capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e travessias em água de até 610 mm.
As baterias também serão grandes, variando de 159 a 200 kWh, acima do que se vê atualmente no mercado de eletrificados. Os motores serão projetados e montados pela Stellantis, com potência máxima de 340 cv, que poderão levar os modelos de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos. Haverá configurações com motores dianteiros e traseiros, caracterizando tração integral.
Na construção a STLA Frame usa aço de alta resistência e posiciona a bateria em uma seção central ampliada, protegida contra impactos laterais por trilhos e com um revestimento inferior. Também haverá flexibilidade quanto a suspensão, que poderá ser, inclusive, pneumática.