Radar RD6 é picape elétrica com porte de Fiat Toro e plataforma da Volvo
Picape monobloco poderá ter um ou dois motores elétricos, que poderão entregar até 400 cv e 600 km de autonomia
Dona de marcas ilustres como Lotus e Volvo, a chinesa Geely apresentou o primeiro modelo da Radar, sua nova marca voltada a veículos elétricos aventureiros. A estreia ficou a cargo da RD6, uma picape elétrica que chega com a difícil missão de enfrentar rivais como Ford F-150 Lightning, Rivian R1T e a Tesla Cybertruck, que atrasou e segue vendo a concorrência passar à frente.
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Ainda não se sabe as dimensões exatas da Radar RD6, mas é possível notar alguma semelhança no porte da picape com as conhecidas Ford Maverick e Fiat Toro. No visual, porém, ela tem personalidade, com elementos simples e traços limpos.
A dianteira tem faróis full LED que se ligam à grade – esta, fechada e com relevos. O para-choque simula grandes aberturas para tomada de ar nas laterais mas, na prática, as únicas aberturas estão na base da peça. De lado, vincos marcam os para-lamas.
A traseira é, certamente, a parte mais ousada da RD6, com lanternas que percorrem a tampa da caçamba de um lado a outro, com iluminação funcional também na tampa. É uma solução difícil de se encontrar em picapes, que costumam apostar nas tradicionais lanternas sem partes móveis.
Não há imagens da cabine da picape, mas a Geely garante que há um quadro de instrumento totalmente digital e diversas tecnologias e comodidades que o segmento espera.
Assim como as dimensões, a empresa não detalhou outros dados técnicos, como as capacidades mecânicas da picape. A Geely disse apenas que a Radar RD6 será baseada na plataforma SEA, que servirá de base para modelos de Lynk&Co, Volvo, Lotus e Smart, e poderá ter um ou dois motores elétricos.
Mas já se sabe que, assim como a Ford F-150, a Radar RD6 tem um painel de tomadas na caçamba para fornecer energia para equipamentos ou aparelhos elétricos. Teria capacidade para alimentar aparelhos com até 2000W de potência.
Informações da imprensa chinesa apontam que a picape poderá ter entre 200 e 400 cv de potência, e uma autonomia de até 600 km no ciclo chinês de medição.
Pós-covid e linha de acessórios
Segundo a controladora da marca, a Radar tem como público-alvo “uma nova geração de consumidores globais que exigem veículos tão sustentáveis quanto suas aventuras na natureza”. Isso, também de acordo com a empresa, tem a ver com a pandemia da Covid-19, onde atividades ao ar livre ganharam destaque por todo o mundo.
A Geely também espera que as vendas de picapes aumentem na China com a alta de casos da doença por lá, que criou novas restrições de circulação em áreas urbanas.
Pensando em tudo isso, mais do que a picape, a Radar terá a submarca Radar Weekends, voltada a oferecer acessórios que possam integrar ainda mais seus carros a atividades externas. Não há detalhes sobre os produtos oferecidos, mas as imagens mostram itens como barracas, pranchas de surfe, cadeiras e geladeiras.