Próximo BMW M3 chega em 2027 com inédita versão elétrica
Chefe de desenvolvimento de produto da BMW, Frank Weber, confirmou planejamento das versões elétrica e a combustão do modelo
A BMW confirmou que está trabalhando em um inédito M3 elétrico para os próximos anos. O modelo deve vir na plataforma Neue Klasse, a mesma utilizada no modelo conceito Vision Neue Klasse, apresentado no último Salão do Automóvel de Munique, e que antecipa a futura geração do Série 3.
A notícia foi repercutida pelo portal Carsales após uma entrevista com o chefe de desenvolvimento de produto da BMW, Frank Weber. Weber, à imprensa local, confirmou que a marca alemã lançará uma variante elétrica do esportivo.
Mas, acalme-se amante de carros a combustão, ainda existirão versões que não serão elétricas. “Não teremos dois modelos diferentes – haverá coexistência de soluções no mercado, o que é necessário”, afirma Weber. No entanto, é possível que o motor do futuro M3 seja diferente – provavelmente baseado no existente S58 de seis cilindros.
De volta a inédita versão elétrica, o novo M3 pode chegar ao mercado com a insana potência combinada a partir de quatro motores elétricos individuais de 1.341 cv. A BMW já apresentou um conceito com a configuração de quatro motores elétricos, mas não deu continuidade para produção.
Porém, Weber já afirmou que a nova plataforma Neue Klasse, utilizado no conceito e possivelmente destinado ao M3 elétricos, tem capacidade para suportar tamanha potência, o que aumenta ainda mais as especulações de como será o desempenho e capacidade do futuro esportivo.
Além da imensa potência que poderá estar disponível no modelo elétrico, Weber também falou sobre o controle que os motoristas poderão ter sobre o sistema de transmissão da arquitetura elétrica.
Estará incluso no carro a opção de explorar modos inclinados para as rodas traseiras e ainda o carro será capaz de acessar os controles individuais de cada roda, sugerindo que algumas capacidades extremas de vetorização de torque estão por vir. Tudo em busca de oferecer “simplesmente o melhor e mais alto desempenho” que os clientes da divisão M exigem.
Em relação a datas, Weber disse que não deve ficar muito atrás do lançamento do primeiro modelo do Neue Klasse, que deve ocorrer em 2025. O chefe de desenvolvimento de produto da BMW definiu uma data provisória para o próximo M3 em 2027. “Dissemos que queríamos ter cedo o início da produção do modelo central (Neue Klasse) porque exatamente como você quer dizer, as pessoas querem ter o que M pode fazer de melhor também no mundo elétrico a bateria”, disse ele.