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BMW 330e M Sport é usado de R$ 300.000 com consumo que beira os 30 km/l

O híbrido plug-in é o sedã de luxo mais rápido e econômico do mercado, mas sua racionalidade pode esbarrar no custo de manutenção

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 set 2023, 11h00
Apesar da fábrica no Brasil, esta versão veio importada da Alemanha
Única opção híbrida do Série 3 custa R$ 409.950 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Estrela do Salão de 2018, a sétima geração do BMW Série 3 foi tão importante para o nosso mercado que o fabricante logo iniciou a produção local. A versão mais interessante, porém, continuou a vir da Alemanha: a híbrida 330e M Sport.

Beneficiado por incentivos fiscais, o 330e M Sport custava menos e era mais rápido que o topo de linha 330i M Sport movido apenas a gasolina. O segredo está no motor elétrico instalado entre o motor de combustão e o câmbio, que resulta em 42,8 kgfm e 252 cv.

BMW 330 Hibrido
Duas saídas de escapamento passam recibo de esportividade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas o pulo do gato está no sistema XtraBoost, que acrescenta mais 40 cv por até 10 segundos durante acelerações e retomadas: graças à potência máxima combinada de 292 cv, o 330e M Sport acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos no modo de condução Sport. Além dele, há mais dois modos: híbrido e puramente elétrico.

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Sob o capô está o mesmo motor de quatro cilindros e 2 litros do 320i nacional, com 184 cv e 30,6 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, traseira. Seu consumo é de 25,6 km/l na cidade e 29,4 km/l na estrada.

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BMW 330e M Sport
Potência combinada, com XtraBoost, chega aos 292 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O avanço tecnológico não fica restrito ao trem de força: também há sistema de câmeras 360o, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, sensor de mudança de faixa atuando diretamente com um sistema de condução semiautônoma e alerta de tráfego cruzado.

Faróis com iluminação por laser, rodas aro 19 com pneus run flat, teto solar, ponteira de escapamento dupla, lanternas tridimensionais de led e sistema multimídia com comando de voz integram o pacote M Sport, que acrescenta muitos detalhes ao acabamento interno, com qualidade acima da média na categoria dos sedãs executivos.

BMW 330e M Sport
São necessárias 2h30 para carregar 80% da bateria no BMW Wallbox (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Medindo quase 4,71 metros, o 330e oferece espaço interno adequado para quatro adultos, favorecido pelo entre-eixos de 2,85 m. O porta-malas perdeu espaço com a invasão das seis baterias, mesmo com o tanque reduzido para 46 litros.

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A maior queixa dos proprietários recai sobre algumas unidades do modelo 2022, sem piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e outros recursos tecnológicos em razão da escassez mundial de semicondutores. O modelo 2023 trouxe um novo painel de instrumentos em tela curva e leve reestilização nos para-choques, grade e faróis.

BMW 330E
(FErnando Pires/Quatro Rodas)

O maior problema do 330e esbarra no receio dos compradores em relação à durabilidade das baterias e do motor elétrico, mesmo sabendo que todas as unidades ainda estão cobertas pela garantia de seis anos para o sistema híbrido.

BMW 330e M Sport
Espaço na segunda fileira é suficiente só para dois adultos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Defeitos mais comuns do BMW 330 M Sport

Suspensão – Seis baterias sobre o eixo traseiro, buchas, batentes e amortecedores também sofrem em razão das rodas de 19 polegadas, pneus run flat e condições viárias. Uma revisão geral na suspensão pode chegar aos R$ 40.000.

Freios – Mesmo auxiliados pelo sistema de frenagem regenerativa, os discos e pastilhas sofrem para estancar a massa do BMW 330e. A substituição de discos, pastilhas e sensores pode chegar a R$ 15.000.

Preparação – O motor B48 não apresenta problemas, mas sua vida útil pode ser comprometida em razão de modificações. Não vale o risco de perder a garantia.

Sistema elétrico – O carregamento pode ser afetado por falhas no software ou danos em componentes como fusíveis ou módulos. Verifique se a garantia das baterias não foi perdida por mau uso.

Recall – Possível contaminação das baterias podem ocasionar curto-circuito quando elas estiverem completamente carregadas, com risco de incêndio. Envolve as unidades com chassi não sequencial WBA5P5800M8B56159 até WBA5X7109MFK02764 produzidas entre março e setembro de 2020.

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A voz do dono

Nome: Francisco Mitkus
Idade: 46 anos
Profissão: engenheiro
Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro:
“Dinâmica e desempenho espetaculares, com consumo irrisório. Por ser um híbrido plug-in, é possível rodar por semanas sem gastar combustível. O nível de conforto e acabamento está acima da média do segmento.”

O que eu odeio:

“Os pneus run flat e a calibração da suspensão poderiam ser mais adequados à precária pavimentação brasileira. O volume das baterias sacrifica bastante o espaço no porta-malas.”

Preço médio dos BMW 330E M Sport seminovos – KBB

precos BMW 330E
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das Peças

PReços das Peças BMW 330E
(Reprodução/Quatro Rodas)
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Nós dissemos…

BMW 330E
(Divulgação/Quatro Rodas)

Abril de 2020  “Na pista de testes, o 330e M Sport foi quase tão rápido quanto o cupê esportivo 240i M Sport: apenas 5,9 segundos para chegar aos 100 km/h – contra os 5,1 segundos do primo com jeitão descolado e 6,2 segundos da versão topo de linha 330i M Sport, movida só a gasolina. Na nossa aferição, o estreante fez 25,6 km/l na cidade e 29,4 km/l na estrada, ambas médias inimagináveis para um sedã desse porte.”

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Pense também em um…

volvo S60
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volvo S60 T8  Híbrido plug-in é o único concorrente direto do 330e. Tem motor 2.0 turbo e câmbio automático de oito marchas, auxiliado por um elétrico no eixo traseiro. Combinados, geram 65,3 kgfm e 407 cv, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Instaladas transversalmente entre os bancos dianteiros, as baterias preservam o espaço do porta-malas. Há duas versões: a básica R-Design e a topo de linha Polestar.

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