Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto de Stellantis e Senai já transforma Fiat Fiorino em carro elétrico

O projeto está desenvolvendo um kit de conversão que será vendido na Europa e inicialmente servirá para utilitários pequenos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 jan 2023, 17h23 - Publicado em 19 jan 2023, 06h53
retrofit stellantis
 (Divulgação/Stellantis)
Continua após publicidade

Os planos da Stellantis são de atingir a neutralidade em carbono até 2038. Porém, isso vai além do lançamento de novos veículos elétricos. A novidade é que a empresa, em parceria com o Senai está desenvolvendo um projeto de conversão de veículos a combustão em elétricos aqui no Brasil.

Inicialmente, o retrofit, como é chamado esse tipo de conversão, vai abranger somente comerciais leves.

O processo de conversão teve início no ano passado e usou os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual, esses carros estão trocando seu trem de força a combustão e recebendo um kit de conversão e conjunto de baterias, que serão alocadas no compartimento de carga para não comprometer a estrutura do veículo.

retrofit stellantis
(Divulgação/Stellantis)

A fase de testes será em vias públicas e começará em abril. A Stellantis disponibilizará os utilitários a clientes B2B selecionados, que rodarão aproximadamente 100 km por dia durante o expediente. Os dados coletados servirão para identificar os principais fatores técnicos e econômicos dos componentes e para ajustar quaisquer parâmetros, caso necessário.

Continua após a publicidade

O objetivo é oferecer uma alternativa mais barata e de qualidade assegurada pelos itens originais de fábrica, facilitando a homologação e tornando os carros mais seguros.

O projeto também conta com a parceria de outras empresas, como a Weg e a FuelTech, que já atua com convertendo veículos a combustão em elétricos. Ele está sendo executado através do Senai A3 da Rota 2030, programa de incentivo do Governo Federal para o desenvolvimento do setor automotivo. Para o futuro, a intenção é desenvolver um kit de conversão também para carros de passeio.

Continua após a publicidade
retrofit stellantis
(Divulgação/Stellantis)

“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.

Se tudo sair como planejado e o feedback dos clientes brasileiros for positivo, a ideia implementar e comercializar o kit de conversão na Europa a partir de 2024, primeiro na França e depois no resto do continente, como informa a Stellantis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.