Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen poderá transformar velhos Fusca e Kombi em elétricos

Marca registrou na Europa nomenclaturas como 'e-Samba' e 'e-Beetle', que poderão ser usadas em clássicos eletrificados

Por Igor Macário
Atualizado em 3 ago 2020, 11h56 - Publicado em 16 jul 2020, 20h12
Alemão eKäfer foi feito em parceria entre VW e uma empresa de Stuttgart (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen europeia têm prestado uma pouco usual atenção a alguns nomes de modelos antigos. Isso porque a fabricante registrou, por lá, a propriedade intelectual de emblemas como “e-Samba” e “e-Beetle”, com um prefixo “e” mesmo, antes do conhecido nome.

Em outras palavras, seriam versões elétricas de Kombi e Fusca, respectivamente.

Embora o mero registro dos nomes não dê certeza de que novas versões venham por aí, são algum indicativo do que a marca pode estar tramando para o futuro.

Modelo mantém visual conhecido, com mudanças apenas sob a ‘casca’ (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)

Entre as possibilidades, um e-Samba poderia aparecer como uma variante “vintage” do I.D Buzz. Samba era o nome dado a Kombi em alguns mercados, como o americano. A possibilidade de se tratar de um carro inteiramente novo existe, mas parece mais remota num cenário de médio prazo para a marca.

Continua após a publicidade

Também é pouco provavel que o e-Beetle represente um retorno do Fusca, vendido como Beetle em outros mercados, numa versão totalmente elétrica. O que leva a crer numa outra vertente para os nomes registrados.

Motor elétrico e compacto, alojado sob o novo ‘porta-malas’ (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)

eKäfer

Em 2019, a própria Volkswagen mostrou um kit de conversão de Fuscas antigos para motor elétrico. Tendência entre alguns nichos de modelos antigos, a mudança para trem de força elétrico é feita pela eClassics, uma empresa de Stuttgart, parceira da Volkswagen na empreitada.

A solução dos novos nomes pode fazer parte da linha de “retrofit” para antigos VW com motor a ar.

Continua após a publicidade

O eBeetle, ou eKäfer feito em Stuttgart usa o motor elétrico do e-Up!. Com cerca de 82 cv e bons 21 kgfm de torque, o conjunto é bem moderno. E ainda deixa o “Fusquinha” elétrico pra lá de esperto, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A velocidade máxima encosta nos 150 km/h.

Tem um porém: os preços variam entre 38.000 euros, para quem fornecer o chassi à empresa, e 99.000 euros, pela versão conversível das fotos completa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.