Porsche trabalha em novo hipercarro sucessor de Carrera GT e 918 Spyder
Segundo o CEO da Porsche, Oliver Blume, um hiperesportivo nunca esteve fora dos planos, mas o foco da montadora agora é na eletrificação da sua linha
Não é só pela potência que os hipercarros da Porsche são famosos, mas também pelo grande hiato que existe entre os seus lançamentos.
Dez anos separam o Porsche Carrera GT, lançado em 2003, do mais recente 918 Spyder, que conhecemos em 2013. Desde então, nove anos se passaram sem vermos nada “hiper” saindo de Stuttgart. E pelo que contou o CEO da Porsche, Oliver Blume, em entrevista a Car Magazine, vamos ter que esperar mais um pouquinho desta vez.
Segundo Blume, um superesportivo está sim nos planos da Porsche, mas, no momento, o foco é a eletrificação da sua linha. “Estamos nos concentrando em eletromobilidade, temos muitos produtos para os próximos anos e então vamos aproveitar quando será o momento certo para trazê-lo – e quando queremos mostrar tecnologia de ponta. Mas o hipercarro sempre faz parte da estratégia da Porsche”, disse o executivo.
Blume não firmou uma data, mas deixou claro que é impossível que ele seja lançado antes de 2025. O principal motivo seria a tecnologia de baterias que a Porsche estaria desenvolvendo.
A ideia é desenvolver novas células com densidade e potência suficientes para alimentar um veículo de alta performance. “Vamos investir nessas células, e quando tivermos a célula certa para um carro de alta potência, aí chegará o ponto, mas não penso nesse carro antes da segunda metade da década”, contou Blume.
Com isso, é provável que o próximo hipercarro da Porsche tenha motorização elétrica pura. O uso de baterias maiores e motores elétricos mais potentes proporcionariam um bom salto no desempenho em relação ao 918 Spyder, que combinava um V8 a gasolina com dois motores elétricos para gerar 899 cv e 130,5 kgfm.