Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Essa herdeira da VW Kombi é, na verdade, um raro Porsche de R$ 2 milhões

Com sete unidades construídas, Porsche B32 foi feita para acompanhar a equipe da marca durante o Rally Dakar de 1985 com devida agilidade

Por Eduardo Passos
20 nov 2022, 17h54

Uma Volkswagen Kombi bem conservada pode custar caro, mas quando uma Volks T3 (geração seguinte da Velha Senhora, que não chegou ao Brasil) é vendida por US$ 364.553 é porque há uma razão para tanto. É o caso da unidade das fotos, que guarda um detalhe especial: ela é, na prática, um Porsche.

Saia e escape foram modificações que vieram junto do motor de Porsche Carrera
Saia e escape foram modificações que vieram junto do motor de Porsche Carrera (Reprodução/Internet)

Listada em uma revenda da marca de luxo nos Países Baixos, a van é um dos sete Porsche B32 construídos no mundo. A história desse modelo curioso começou em 1985, quando a marca disputava o Rally Dakar com o icônico 959 e precisava transportar peças entre uma etapa e outra. O furgão disponível, entretanto, era muito lento, e daí veio a ideia de incrementá-lo com o que a Porsche tinha em casa.

Motor flat-six leva a ex-Volkswagen aos 185 km/h
Motor flat-six leva a ex-Volkswagen aos 185 km/h (Reprodução/Internet)

Desse modo, os engenheiros instalaram na descendente da Kombi um motor 3.2 flat-six, com 232 cv e vindo do 3.2 Carrera. Uma caixa de transmissão da Porsche veio junto, a fim de incrementar a tração traseira do modelo rebatizado, que ainda recebeu nova suspensão e freios mais robustos.

Apenas sete unidades da Porsche B32 foram construídas
Apenas sete unidades da Porsche B32 foram construídas (Reprodução/Internet)

Também houve mudanças estéticas, como as saias na dianteira e traseira e a entrada de ar ampliada para o arrefecimento do motor. O escapamento da B32 é maior e as rodas de aro 16 são exclusivas.

Interior caprichado foi agrado ao CEO da marca à época
Interior caprichado foi agrado ao CEO da marca à época (Reprodução/Internet)

Acredita-se que essa unidade foi feita especialmente para o CEO da Porsche à época, Peter W. Schutz. O interior traz bancos de couro e o quadro de instrumentos tem mostradores extras, mas o charme fica por conta do emblema da montadora no volante (com ignição à direita, diga-se).

Emblema reforça: esse não é um Volkswagen
Emblema reforça: esse não é um Volkswagen (Reprodução/Internet)

Segundo a revenda holandesa, a Porsche B32 tem documentação alemã, devidamente registrada como um Porsche, e não um Volkswagen. O veículo tem 130.770 km rodados e está em perfeito funcionamento, com apenas marcas do tempo em partes da pintura e do estofamento das portas.

Engenheiros da Porsche acrescentaram mostradores adicionais no painel
Engenheiros da Porsche acrescentaram mostradores adicionais no painel (Reprodução/Internet)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.