Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novos faróis da Porsche usam 65.536 leds e iluminam a até 600 metros

Novas matrizes de led da marca alemã utilizam pixels tão finos quanto um fio de cabelo humano e prometem elevar o patamar da tecnologia

Por Eduardo Passos
13 dez 2022, 14h41

As matrizes de leds são um dos métodos mais avançados quando o assunto são faróis automotivos. A Porsche quer, agora, levá-los a um novo patamar utilizando leds tão finos quanto um fio de cabelo humano e promovendo projeção de luz com uma precisão impressionante.

Os novos faróis HD Matrix da marca alemã serão lançados em 2023 e prometem um facho alto que iluminará pontos a até 600 metros de distância.

Novo conjunto de matrizes de led da Porsche
Novo conjunto de matrizes de led da Porsche (Reprodução/Porsche)

Até então, a marca utilizava cerca de 168 pixels (como é chamado cada led) em cada par de faróis. O novo sistema, porém, terá nada menos que 65.536 pixels, permitindo uma gama variada de funções que dependerão até de uma central eletrônica, que realiza cálculos em 3D de quais pontos deverá acender e apagar.

Continua após a publicidade

 

É possível projetar o farol alto apenas na faixa de rodagem em questão
É possível projetar o farol alto apenas na faixa de rodagem em questão (Reprodução/Porsche)

De acordo Dominik Walter, gerente de funções eletrônicas e de iluminação da Porsche, até dados de navegação, chassis e esterçamento do volante serão levados em conta nos cálculos.

Continua após a publicidade

Também haverá uma câmera no para-brisa que servirá para que a luz contorne, em tempo real, carros no sentido contrário e pedestres.

Leds utilizados são da espessura de um fio de cabelo humano
Leds utilizados são da espessura de um fio de cabelo humano (Reprodução/Porsche)

Outra função importante é a capacidade do conjunto óptico ser ajustada em 1.024 parâmetros diferentes, com o resultado da projeção sendo alterado a cada 16 milissegundos. De acordo com a Porsche, isso é especialmente útil para evitar o ofuscamento ao refletir a luz em placas de trânsito por exemplo.

A marca não detalhou quais modelos receberão os novos faróis nos próximos meses. Um fato interessante, porém, é a revelação de que o novo conjunto tem o mesmo peso do anterior. O preço, entretanto, não deve ser o mesmo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.