Porsche recua e terá novos 718 Boxster e Cayman a gasolina
Depois de confirmar que o Macan, atualmente elétrico, terá versões a combustão de volta, a marca agora recua para a dupla de esportivos

A Porsche pegou o mundo de surpresa quando, em 2022, anunciou que a próxima geração dos clássicos 718 Boxster e Cayman seria apenas elétrica. Os planos seguiram e, no início deste mês, a marca encerrou os pedidos dos modelos atuais, a combustão. Porém, a marca esteve atenta aos clientes e ao mercado global de elétricos, e voltou atrás.
Um novo alinhamento de planos e estratégias da marca revelou, e confirmou, que os próximos 718 ainda terão versões a gasolina. Porém, os motores a combustão só estarão presentes em versões mais caras e esportivas (possivelmente para configurações RS), mantendo os motores elétricos para as configurações “de entrada”.

Mais do que isso, as motorizações seguirão em posição central-traseira e não serão híbridas. Ainda não se sabe, porém, se a base dos modelos elétricos e a gasolina será a mesma. Mas as chances disso acontecer são pequenas, já que a base dos modelos elétricos é totalmente nova e concebida para carros elétricos, necessitando de profundas e caras adaptações. Uma atualização na plataforma atual parece uma alternativa mais provável.

Também não se sabe quando os novos 718 Boxster e Cayman a combustão serão lançados, mas rumores da imprensa internacional apontam que será perto de 2030. Os modelos elétricos, por sua vez, estão perto e devem ser apresentados ainda em 2025. Ou seja, os modelos a gasolina não morrerão, mas haverá um grande espaço de tempo até que voltem à vida.
No início deste mês, a Porsche anunciou o encerramento das encomendas do modelo atual, que terá sua produção ativa até 2026 para zerar todos os pedidos. Em algumas regiões, os modelos já saíram de linha há algum tempo, como na Europa, por não atenderem às leis de segurança cibernética.

Macan a gasolina também voltará
Antes dos 718, quem voltará a ter versões a combustão será o Macan, em mais um realinhamento de estratégias da Porsche. De acordo com Oliver Blume, CEO global da marca, a partir de 2028 a Porsche terá um portfólio mais variado, sem abandonar os elétricos.

Isso incluirá novos modelos a combustão e híbridos, tendo o Macan como ponto de partida – já que a nova geração do SUV é apenas elétrica e, apesar de vender mais do que a concorrência, tem números de vendas inferiores aos da antiga geração.