Porsche 911 clássico é transformado em elétrico com mais de 400 cv
Depois de versões elétricas do Porsche 964 e 911 Cabriolet, Everrati recria o raro 911 ST com mecânica e elétrica e com até 320 km de autonomia
![1 Porsche 911 ST Everrati](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1-Porsche-911-ST-Everrati.webp?w=892&h=502&crop=1)
Transformar em elétrico um dos carros mais clássicos e raros da Porsche pode incomodar os amantes de motor à combustão. Isso não impediu a empresa britânica Everrati de converter um Porsche 911 ST de 1970.
Com produção limitadíssima entre 1970 e 1971, o 911 ST tinha adaptações para corridas de resistência em Daytona, Sebring, Nürburgring e no Targa Florio, com motores boxer 2.0 ou 2.4 de até 270 cv. Com mecânica elétrica, porém, a potência aumentou bastante.
![2-Porsche-911-ST-Everrati 2-Porsche-911-ST-Everrati](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2-Porsche-911-ST-Everrati.webp?&w=1024&crop=1)
Mas para ser claro, a Everrati não está pegando os raros Porsche 911 ST e tirando a originalidade do carro. Na realidade, eles estão restaurando as bases de aços dos 911 da mesma geração e prestando uma homenagem ao ST, modificando o peso e a suspensão para se tornar o mais próximo possível do 911 ST, que tinha cerca de 960 kg.
![everatti-porsche-911-st-7 everatti-porsche-911-st-7](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/everatti-porsche-911-st-7.webp?&w=1024&crop=1)
“O 911 ST original é uma máquina lendária, ultra-rara, leve, a própria essência de um Porsche inspirado no automobilismo“, disse o fundador e CEO da Everrati, Justin Lunny.
![Everratis-Justin-Lunny-left-CEO-and-Founder-and-Nick-Williams-right-COO-and-Founder.-c-m-1280×640 Everratis-Justin-Lunny-left-CEO-and-Founder-and-Nick-Williams-right-COO-and-Founder.-c-m-1280x640](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Everratis-Justin-Lunny-left-CEO-and-Founder-and-Nick-Williams-right-COO-and-Founder.-c-m-1280x640-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Nossa versão redefinida presta homenagem a essa lenda, combinando trabalho feito à mão, peso e distribuição de peso semelhantes com processos de engenharia de nível OEM, resultando em um novo modelo que emula o estilo clássico e o apelo do motorista do ST, mas é à prova de futuro por meio de um sistema de última geração.”, completou Justin.
O nível de potência é que foi bem além do carro original. O motor elétrico traseiro tem 440 cv e 46,9 kgfm e aciona as rodas traseiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado. Segundo a Everrati o carro vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e sua bateria de 62 kWh pode alcançar facilmente mais os 320 km de autonomia.