Peugeot e-208 sai de linha no Brasil para não sufocar o 2008 elétrico
SUV chega reestilizado em breve e Peugeot decide tirar o hatch de linha para concentrar as vendas no 'irmão maior'
O Peugeot 208 ganhará uma atualização em breve, mas se por um lado teremos novidades para o modelo a combustão, o elétrico e-208 GT está de saída. A informação foi confirmada hoje (5) pela montadora durante o evento de apresentação do facelift.
Trata-se de uma mudança de estratégia da montadora para os seus carros elétricos. A ideia é apostar suas fichas no ‘irmão maior’, o novo e-2008. Esse que já está devidamente apresentado e até consta no site da marca — ao contrário do e-208 que já foi removido. Entretanto, ainda não há uma data para a chegada da reestilização do SUV, mas a Peugeot diz estar próximo.
A mudança faz sentido, já que o e-208 nunca foi um destaque em vendas. No último balanço divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no mês de julho o hatch teve apenas sete emplacamentos.
Quando o e-2008 foi lançado, 2022, a Peugeot até tentou abaixar o preço do e-208 GT para que um não entrasse em conflito com o outro. Com isso, seu valor caiu para R$ 219.000. Mesmo assim, não foi o suficiente para deslanchar, já que o efeito BYD Dolphin e Dolphin Mini foi avassalador para praticamente todos os hatches elétricos.
Deslocado, a saída do hatch deixará o caminho livre para o e-2008, que terá o mesmo visual da versão a combustão apresentada na semana passada e com o novo motor do Fiat Pulse.
O preço do novo SUV elétrico da Peugeot segue uma incógnita. Quando foi lançado, ele custava R$ 259.990. Depois baixou para R$ 199.990. Para queimar o estoque, a montadora reduziu ainda mais o preço do e-2008, chegando aos R$ 159.990. A estratégia deu certo e 400 carros foram vendidos em apenas um mês.
Resta saber se a montadora irá lançar o e-2008 reestilizado com preços mais agressivos para a acompanhar os seus principais rivais, como Renault Megane E-Tech (R$ 199.990) e o Volvo EX30 (R$ 209.990).