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Peugeot 208 GTi está de volta, agora como esportivo elétrico de 280 cv

Hot hatch promete ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma autonomia de 350 km

Por Nicolas Tavares
17 jun 2025, 09h09
Peugeot e-208 GTi 2026
 (Divulgação/Peugeot)
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A Peugeot deixou o 208 GTi de lado quando começou a trabalhar na segunda geração do hatchback, por não conseguir se encaixar na média de emissões de CO2 da empresa. Falou-se sobre o esportivo retornar como ume létrico e, depois de anos de rumores, isso virou realidade com a apresentação do e-208 GTi durante as 24 Horas de Le Mans.

O e-208 será a única forma do GTi, justamente por causa das emissões, mas a Peugeot acredita que o hatch irá impressionar pela sua performance, sem ficar devendo nada para uma versão com motor a combustão.

Peugeot e-208 GTi 2026
(Divulgação/Peugeot)

Para criar estar versão esportiva, a Peugeot aproveitou o e-208 normal. Segue com apenas um motor elétrico, mas com a potência elevada para 280 cv, enquanto o torque é de 35,2 kgfm. É um grande salto em relação aos 156 cv e 30,6 kgfm da variante convencional.

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Com estes números, o hatchback é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Como comparação, o 208 da geração passada, com motor 1.6 turbo de 208 cv, precisava de 6,5 s para chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h, limitada eletronicamente.

Peugeot e-208 GTi 2026
(Divulgação/Peugeot)

As baterias de 54 kWh aguentam carga o suficiente para entregar uma autonomia de somente 350 km. E isto dirigindo normalmente, pois este alcance vai cair rapidamente ao dirigir o hot hatch como um esportivo.

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Para compensar, a Peugeot diz que é possível recarregar de 20 a 80% da capacidade em menos de 30 minutos usando uma estação de 100 kW de corrente contínua. Em um wallbox de 7,4 kW, a recarga levará 4 horas e 40 minutos. Para preservar a bateria caso deixe o carro carregando durante a noite em casa, há uma nova função que limita a carga a 80%.

Peugeot e-208 GTi 2026
(Divulgação/Peugeot)

Além do motor mais potente, os engenheiros mexeram em mais algumas coisas para deixar o e-208 GTi mais divertido nas pistas. A suspensão foi rebaixa em 30 milímetros, enquanto os eixos foram estendidos em 56 mm na frente e 27 mm na traseira. As rodas de 17 polegadas ganharam freios a disco de 355 mm e pinças com quatro pistões.

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E não parou por aí. Além dos freios melhores e da suspensão retrabalhada, as molas e amortecedores receberam um novo ajuste, novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e a assistência elétrica da direção foi modificada.

Peugeot e-208 GTi 2026
(Divulgação/Peugeot)

Visualmente, o hot hatch está com para-lamas alargados e a carroceria em uma cor vermelha. O tom escarlate aparece também na iluminação ambiente da cabine, no velocímetro e conta-giros, no tapete e nos cintos de segurança. A costura do couro nos paineis e nos bancos esportivos também é vermelha, assim como a faixa que atravessa o centro do assentos.

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Veremos este carro no Brasil? Infelizmente, as chances são bem pequenas. A Peugeot tentou vender o 208 na versão elétrica antes da reestilização e nunca fez muito sucesso, o que já diminui as chances de ver o 208 GTi. Seria uma boa opção para entrar no segmento de esportivos, como uma alternativa elétrica ao VW Golf GTI.

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