Ford se junta à Renault para fazer carros elétricos baratos e enfrentar chineses
Marcas fazem acordo para produzir dois carros elétricos, um hatch compacto e SUV inédito, com a base do Renault 5
A Ford e o Grupo Renault anunciaram nesta terça-feira (9) uma aliança estratégica que trará de volta a marca norte-americana ao segmento de carros populares na Europa. O acordo prevê o desenvolvimento de dois novos carros elétricos da Ford baseados na plataforma Ampere da Renault, sendo o primeiro deles o aguardado sucessor espiritual do Ford Fiesta, com lançamento confirmado para o início de 2028.
Esta movimentação é uma resposta direta à queda vertiginosa da Ford no mercado europeu, onde sua participação encolheu de 8,3% em 2005 para apenas 2,9% em 2025, após o fim da produção de modelos de volume como Ka, Fiesta e Focus. A produção dos novos modelos será realizada no complexo ElectriCity da Renault, no norte da França.
A base escolhida para os novos elétricos da Ford é a plataforma AmpR Small, a mesma utilizada pelo novo Renault 5 e pelo futuro Renault 4. Embora a Ford prometa um DNA autêntico, o hardware principal será compartilhado com os franceses.
Estima-se que o motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro, entregue potências entre 123 cv e 218 cv, dependendo da versão. Para o armazenamento de energia, a arquitetura permite baterias de 40 kWh ou 52 kWh.
Uma mudança técnica importante prevista para 2028 é a substituição da química das baterias. O sistema deve migrar das células NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) para a tecnologia LFP (Fosfato de Ferro-Lítio), mais robusta e financeiramente acessível, visando reduzir o custo final do carro.
O grande desafio da Ford será evitar o “efeito rebadge” visto em parcerias como a do Nissan Micra/March, que é esteticamente muito próximo do Renault 5. A marca norte-americana garante que seus modelos terão propostas “altamente personalizadas”, com design feito inteiramente por seu estúdio e uma dinâmica de condução distinta.
Na prática, isso significa que, apesar de usar o chassi francês, a Ford deve aplicar sua própria calibração de suspensão e direção para entregar a esportividade característica que consagrou o antigo Fiesta. A carroceria deve mudar pouco, para não perder o ganho em escala e aumentar a complexidade da linha de montagem.
A ofensiva de produtos contempla dois modelos distintos:
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Sucessor do Fiesta: Um hatch compacto focado em volume, preenchendo a lacuna deixada pelo fim do modelo a combustão em 2023.
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Novo Crossover Compacto: Um modelo derivado da arquitetura do Renault 4, que poderia atuar como um substituto elétrico para o Puma ou complementar a linha abaixo do Explorer.
É um anúncio curioso. Os rumores mais recentes falavam sobre a Ford utilizar a plataforma da Volkswagen para o sucessor do Fiesta, aproveitando a nova base MEB Entry, que a VW usará em sua linha de entrada.
A decisão é tomada em um momento crítico. As vendas dos elétricos atuais da Ford baseados na plataforma MEB da Volkswagen (Explorer e Capri) estão abaixo do esperado, forçando cortes de produção na Alemanha. Este cenário deve ter pesado na escolha de usar a arquitetura da Renault.
Ao adotar a plataforma Ampere, mais econômica que a MEB Entry da VW, a Ford busca posicionar o novo hatch em uma faixa de preço próxima à do Renault 5, estimada em cerca de 22.000 libras (aproximadamente R$ 165.000 em conversão direta). Além dos carros de passeio, as marcas também assinaram uma carta de intenções para colaborar no desenvolvimento de novos veículos comerciais leves na Europa.
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