Opel Frontera é Citroën C3 Aircross mais equipado e até elétrico
Novo SUV usa a base do C3 Aircross, mas só terá versões híbrida leve e elétrica que não existem no Citroën
A Stellantis está aproveitando bem seu grande conglomerado de fabricantes de automóveis para compartilhar mais do que motores e sistemas, mas também, o projeto dos seus carros. Você não diz ao primeiro olhar, mas o Opel Frontera é um Citroën C3 Aircross com o escudo da fabricante de origem alemã.
Se você teve a impressão de já ter visto o carro antes, a semelhança fica mais evidente ao ver a carroceria inteira. Apesar do Opel ter suas próprias frente e traseira, a carroceria é a mesma. A plataforma também é a mesma CMP, que agora passou a ser chamada de “Smart Car”. É só uma forma de unificar a nomenclatura da plataforma de compactos que será usada por quase todas as marcas da Stellantis.
O nome Frontera também não é novo. Vem de um utilitário vendido pela Opel nos anos 1990 que, na verdade, era da Isuzu – que naquela época pertencia à GM, assim como a Opel.
Na comparação com o Citroën C3 Aircross, que nem sequer é vendido na Europa, o Opel Frontera tem seu próprio para-choque com tomadas de ar laterais, faróis de leds com a assinatura luminosa integrada e não há grade de entrada de ar superior, apenas um painel em preto com o símbolo da Opel escurecido no centro. Isso, mesmo com motor a combustão.
O Frontera também tem pintura bicolor, com teto pintado em preto. Além disso, o vinco na altura inferior das portas também é compartilhado entre os dois modelos.
O que passaram a dividir foram as lanternas, que no Frontera são compostas por três peças, contando com o prolongamento da tampa do porta-malas exclusiva. O para-choque também é diferente, mas deixou a placa na mesma posição vista no irmão francês. Logo acima há a escrita por extenso “Frontera”.
Por dentro, o modelo da Opel traz acabamentos melhores e mais tecnológicos. Começando pelas duas telas de 10” integradas, sendo um quadro de instrumentos digital e a central multimídia, mais avançadas que as utilizadas no Aircross. Há, também, volante de três raios próprio, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático, carregamento por indução e entradas USB na frente e para os passageiros do banco de trás.
Como no C3, o porta malas do Frontera também é grande, oferecendo 460 litros de capacidade e 1.600 litros com os bancos rebatidos. Ainda não foi divulgado se haverá versões de sete lugares como o irmão.
O Opel Frontera não teve todas as suas especificações técnicas divulgadas, mas todas as opções serão completamente diferentes daquelas usadas pelo C3 Aircross no Brasi. Para começar, uma versão terá motor três cilindros 1.2 turbo híbrido leve, com sistema de 48V como no C3 europeu. A outra opção mecânica será elétrica.
Mais detalhes serão divulgados perto do seu lançamento na Europa, previsto para meados do ano.