Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Citroën C3 europeu é híbrido, esnoba motor Fiat e custa quase o mesmo

C3 europeu tem as mesmas dimensões do brasileiro, mas aposta em motor 1.2 turbo que pode até ser combinado a elétrico de 28 cv

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 abr 2024, 11h01

O nome é o mesmo, mas o carro é bem diferente. O Citroën C3 para o mercado europeu acaba de ser revelado em suas versões com motor a combustão. Se o visual é bem diferente, seguindo o estilo do elétrico e-C3, a mecânica não tem nada a ver com o carro fabricado no Brasil.

O Citroën C3 nacional é oferecido com motor três cilindros 1.0 Firefly aspirado de 75 cv, de origem Fiat, e com o quatro cilindros 1.6 aspirado de 122 cv, dos tempos que Peugeot e Citroën formavam a PSA. Na Europa, porém, optaram por outro motor PSA: o três cilindros 1.2 turbo.

Citroën C3 2025 europa
(Divulgação/Citroën)

Mesmo a versão de entrada não tem motor aspirado. Esse 1.2 turbo gera 102 cv e é combinado com o câmbio manual de seis marchas. É com ele que o Citroën C3 europeu garante o preço inicial de 14.990 euros, ou R$ 81.700 ao câmbio atual.

Citroën C3 2025 europa
(Divulgação/Citroën)

Justiça seja feita: por R$ 80.990, o C3 1.0 Live Pack fabricado em Porto Real (RJ) tem central multimídia, coisa que o C3 You europeu não tem: só um suporte de celular, mesmo. O modelo nacional sem central multimídia é Live, de R$ 74.990.

Citroën C3 2025 europa
(Divulgação/Citroën)

Ainda existe uma mecânica mais sofisticada. O C3 com mecânica Hybrid 100 combina o motor 1.2 turbo com um sistema híbrido leve de 48 V, um motor-gerador (BSG) integrado ao câmbio automatizado de dupla embreagem. Esse motor sozinho gera 28 cv, mas apenas 12 cv podem ser utilizados para garantir um impulso extra ao motor a gasolina em acelerações. É o mesmo conjunto do Jeep Avenger.

Citroën C3 2025 europa
(Divulgação/Citroën)

Mesmo que a bateria seja pequena, esse conjunto permite pequenos deslocamentos urbanos em modo elétrico, como em congestionamentos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Citroën C3 europeu tem estilo diferente, com para-choques exclusivos, grade dianteira fechada e com uma barra interligando os faróis de leds. As lanternas também são de leds e também estão interligadas.

Citroën C3 2025 europa
(Divulgação/Citroën)

Por dentro, é completamente diferente e seu painel exclusivo troca o quadro de instrumentos por uma pequena tela digital próxima ao campo de visão do motorista. Aparentemente, também não tem conta-giros.

Outro indicativo da sofisticação do projeto europeu é que pode ser equipado com ar-condicionado automático, carregamento sem fio para smartphone e alguns sistemas ADAS. Mas tem seis airbags de série e a central multimídia de 10,25 polegadas está presente na versão Max.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.