Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novos SUVs da Mahindra são elétricos e utilizam motor Volkswagen

Estes são os dois primeiros de cinco SUVs elétricos que serão lançados na plataforma INGLO, utilizando componentes da VW

Por Lucas Parente
Atualizado em 2 dez 2024, 17h54 - Publicado em 2 dez 2024, 17h00
Mahindra BE 6e (esquerda) e XEV 9e (direita)
Mahindra BE 6e (esquerda) e XEV 9e (direita) (Mahindra/Divulgação)
Continua após publicidade

A montadora de automóveis indiana Mahindra está lançando uma nova submarca focada apenas em carros elétricos, batizada como “Electric Origin”. Os primeiros veículos da marca, que serão dois SUVs, foram apresentados na Índia antes do lançamento global, que terá como principal destino a Austrália, mas ainda não há data para a estreia.

Os novos Mahindra BE 6e e XEV 9e (sim, nomes bem incomuns) são os primeiros de cinco lançamentos da marca sob a plataforma elétrica INGLO, que, aliás, se beneficia com componentes da Volkswagen, advindos de parceria entre as empresas.

O planejamento da montadora indiana é ter entre 20% e 30% de carros elétricos, representando suas vendas globais de SUVs até 2027.

Mahindra BE 6e
Mahindra BE 6e (Mahindra/Divulgação)

Vale começar pela autonomia e motorização dos SUVs, que são os grandes destaques dos modelos da montadora indiana. Ambos estão equipados com um motor elétrico traseiro produzido pela Volkswagen. Versões mais simples geram 231 cv e as mais caras, com 286 cv.

Continua após a publicidade

Algumas especificações ainda não foram divulgadas pela empresa. Uma versão de tração integral do BE 6e deve ser apresentada no futuro, provavelmente com acréscimo de motor elétrico.

Mahindra XEV 9e
Mahindra XEV 9e (Mahindra/Divulgação)

A autonomia varia de 500 km a 550 km no ciclo WLTP, com as baterias de 59 kWh e de 79 kWh. Mas as informações ainda são muito escassas. Ambas são feitas de fosfato de ferro-lítio(LFP), suportando até 175 kW em carga de corrente contínua, indo de 20% a 80% em apenas 20 minutos, segundo a Mahindra.

Mahindra BE 6e

O menor entre os dois modelos é o BE 6e. O SUV traz carroceria cupê e visual futurista, assim como seu irmão maior. A frente tem um conjunto óptico em led, muitos vincos no capô e apliques em black piano no para-choque.

Continua após a publicidade
Mahindra BE 6e
Mahindra BE 6e (Mahindra/Divulgação)

A lateral traz ainda mais vincos, rodas de 19 polegadas, além de vários apliques em preto nos retrovisores, na parte inferior da porta e no teto. A parte de trás se destaca pelo caimento cupê com um pequeno spoiler, bem como lanternas esculpidas em led.

Tem uma cabine muito bem equipada, com telas de infoentretenimento e de instrumento digital – incluindo um head-up display. Há também iluminação interna e modos de direção personalizáveis.

Mahindra BE 6e
Mahindra BE 6e (Mahindra/Divulgação)
Continua após a publicidade

Mahindra XEV 9e

Já o XEV 9e é um SUV maior, mas seu visual é bem semelhante ao modelo menor, relembrando até alguns modelos elétricos novos da Kia.

O conjunto óptico é todo em led, tanto na frente quanto na traseira. A carroceria musculosa dá muito destaque para os vincos e as rodas também são de 19 polegadas, mas com outro desenho.

Mahindra XEV 9e
Mahindra XEV 9e (Mahindra/Divulgação)

Por se tratar de um modelo maior e mais equipado, o XEV 9e traz um console central e painel diferentes. Há ainda a adição de uma tela para o passageiro, bem como outros materiais nos assentos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O software usado nos novos modelos da Mahindra também merece destaque. Isso inclui um processador Qualcomm Snapdragon 8295, que dá compatibilidade com mais de 60 aplicativos e atualizações “over the air”.

Mahindra XEV 9e
Mahindra XEV 9e (Mahindra/Divulgação)

Os modelos também compartilham um sistema avançado de ADAS Nível 2+, combinando cinco radares, sensores ultrassônicos e tecnologia de câmera de estacionamento.

Continua após a publicidade

Após a estreia na Índia, devemos receber mais informações do carro em breve, antes de sua estreia global. O principal destino dos novos SUVs será a Austrália, mas ainda não há nada confirmado.

Apesar de pouco conhecida por aqui, a Mahindra já vendeu carros no Brasil. A empresa chegou em 2007 e foi embora em 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.