Novos SUVs da Mahindra são elétricos e utilizam motor Volkswagen
Estes são os dois primeiros de cinco SUVs elétricos que serão lançados na plataforma INGLO, utilizando componentes da VW
A montadora de automóveis indiana Mahindra está lançando uma nova submarca focada apenas em carros elétricos, batizada como “Electric Origin”. Os primeiros veículos da marca, que serão dois SUVs, foram apresentados na Índia antes do lançamento global, que terá como principal destino a Austrália, mas ainda não há data para a estreia.
Os novos Mahindra BE 6e e XEV 9e (sim, nomes bem incomuns) são os primeiros de cinco lançamentos da marca sob a plataforma elétrica INGLO, que, aliás, se beneficia com componentes da Volkswagen, advindos de parceria entre as empresas.
O planejamento da montadora indiana é ter entre 20% e 30% de carros elétricos, representando suas vendas globais de SUVs até 2027.
Vale começar pela autonomia e motorização dos SUVs, que são os grandes destaques dos modelos da montadora indiana. Ambos estão equipados com um motor elétrico traseiro produzido pela Volkswagen. Versões mais simples geram 231 cv e as mais caras, com 286 cv.
Algumas especificações ainda não foram divulgadas pela empresa. Uma versão de tração integral do BE 6e deve ser apresentada no futuro, provavelmente com acréscimo de motor elétrico.
A autonomia varia de 500 km a 550 km no ciclo WLTP, com as baterias de 59 kWh e de 79 kWh. Mas as informações ainda são muito escassas. Ambas são feitas de fosfato de ferro-lítio(LFP), suportando até 175 kW em carga de corrente contínua, indo de 20% a 80% em apenas 20 minutos, segundo a Mahindra.
Mahindra BE 6e
O menor entre os dois modelos é o BE 6e. O SUV traz carroceria cupê e visual futurista, assim como seu irmão maior. A frente tem um conjunto óptico em led, muitos vincos no capô e apliques em black piano no para-choque.
A lateral traz ainda mais vincos, rodas de 19 polegadas, além de vários apliques em preto nos retrovisores, na parte inferior da porta e no teto. A parte de trás se destaca pelo caimento cupê com um pequeno spoiler, bem como lanternas esculpidas em led.
Tem uma cabine muito bem equipada, com telas de infoentretenimento e de instrumento digital – incluindo um head-up display. Há também iluminação interna e modos de direção personalizáveis.
Mahindra XEV 9e
Já o XEV 9e é um SUV maior, mas seu visual é bem semelhante ao modelo menor, relembrando até alguns modelos elétricos novos da Kia.
O conjunto óptico é todo em led, tanto na frente quanto na traseira. A carroceria musculosa dá muito destaque para os vincos e as rodas também são de 19 polegadas, mas com outro desenho.
Por se tratar de um modelo maior e mais equipado, o XEV 9e traz um console central e painel diferentes. Há ainda a adição de uma tela para o passageiro, bem como outros materiais nos assentos.
O software usado nos novos modelos da Mahindra também merece destaque. Isso inclui um processador Qualcomm Snapdragon 8295, que dá compatibilidade com mais de 60 aplicativos e atualizações “over the air”.
Os modelos também compartilham um sistema avançado de ADAS Nível 2+, combinando cinco radares, sensores ultrassônicos e tecnologia de câmera de estacionamento.
Após a estreia na Índia, devemos receber mais informações do carro em breve, antes de sua estreia global. O principal destino dos novos SUVs será a Austrália, mas ainda não há nada confirmado.
Apesar de pouco conhecida por aqui, a Mahindra já vendeu carros no Brasil. A empresa chegou em 2007 e foi embora em 2016.