Novo Renault Kwid elétrico terá visual do Dacia Spring e já roda no Brasil
Com pouca camuflagem, mula de testes foi vista em São José dos Pinhais, em Santa Catarina, com novo visual que estreou na Europa em fevereiro
A chegada dos BYD Dolphin e Dolphin Mini mudou o cenário dos carros elétricos brasileiros. Tanto é que ser o elétrico mais barato do Brasil não bastou para melhorar as vendas do Renault Kwid E-Tech. O jeito então é mudar de vez.
Nas ruas de São José dos Pinhais (PR), unidades de teste do novo Kwid elétrico já circulam com pouca camuflagem. O vídeo feito pela página do Instagram, AutoinBrasil, mostra a traseira de uma dessas mulas, onde apenas o logo e, possivelmente, o nome do carro aparecem cobertos.
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Como fica claro na imagem, o visual é o mesmo do Dacia Spring, compacto elétrico europeu que serviu — e serve — de base para o Kwid. Na traseira, ele tem lanternas com desenho em ‘Y’ interligadas por uma peça preta. No modelo da marca romena e subsidiária da Renault, o nome ‘Dacia’ vem escrito entre as duas luzes.
As imagens não mostram o Kwid de frente, mas o Spring tem um visual bem moderno. A grade é composta por LEDs que atravessam toda extensão. Um forma de X estampa a parte central, mas é possível que ela seja substituída por algum elemento que remeta à Renault.
Os para-choques são elevados e são interligados aos para-lamas mais quadrados, tanto na frente quanto atrás. Isso reforça a imagem de um carro alto e aventureiro que Renault gosta de reforçar no Kwid. Essa nova linguagem visual surgiu primeiro no SUV Duster, também vendido pela Dacia na Europa.
Do lado de dentro, o Spring se diferencia bastante do nosso Kwid. A central multimídia passa a ter 10’’ ao invés de 8’’, e não está presa ao painel. O quadro de instrumentos tem 7’’ e é totalmente digital e configurável, com gráficos e projeções bem mais modernas do que a do Kwid brasileiro.
Há novas entradas de ar no centro do painel e um suporte para celulares na parte inferior. O console central continua bem simples, mas substitui o seletor giratório por um joystick.
Em relação ao motor, ainda não há informações. No Brasil, o Kwid E-Tech tem motor elétrico de 65 cv e 11,5 kgfm capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 14,6 s. A bateria tem 26,8 kWh, que resulta em uma autonomia de 185 km de acordo com o padrão de medição do Inmetro. A única diferença em relação ao Spring é que ele recebe uma segunda opção de motorização, com apenas 45 cv.
Ainda não existe data para o lançamento do novo Kwid E-Tech no Brasil. Também não foi informado se a atualização visual chegará a versão a combustão. Mas a julgar pelo baixo nível camuflagem da unidade de teste, é possível que novas informações cheguem em breve.