Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Mercedes-AMG GT 43 tem motor 2.0 de 421 cv e turbo eletrificado

Quebrando tradições, Mercedes-AMG GT 43 usa tecnologia da Fórmula 1 para manter performance esportiva e é a nova versão de entrada do cupê

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 mar 2024, 13h12 - Publicado em 21 mar 2024, 13h12

Dez anos após ser lançado, o Mercedes-AMG GT cometeu o ‘pecado’ de lançar sua primeira versão sem motor V8. É o novo Mercedes-AMG GT 43, a versão mais barata da segunda geração do esportivo. Em vez dos oito cilindros, o GT 43 tem só quatro, mas nem por isso seu motor 2.0 turbo deixa de agradar pelos 421 cv, 51 kgfm e outros detalhes.

A principal novidade está no turbocompressor, que utiliza tecnologia de eletrificação criada pela equipe de Fórmula 1 da Mercedes e consiste num motor elétrico de apenas 4 cm que é ligado ao eixo do turbocompressor. O motorzinho é controlado via computador, e se ativa justamente onde haveria o turbo lag (aquele momento em que as rotações sobem mas o tranco da aceleração ainda não veio).

Novo Mercedes-AMG GT 43
Novo Mercedes-AMG GT 43 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Com o eixo girando antecipadamente, a pressão sobe mais rápido e o AMG GT 43 garante resposta quase imediata quando o acelerador é pisado, além de melhorar o funcionamento do turbo em baixas rotações. Outro motor elétrico também funciona como um sistema híbrido leve, garantindo 14 cv extras por alguns segundos e desativando alguns cilindros do 2.0 em descidas, por exemplo, economizando combustível.

Sobrou espaço para o motor 2.0 sob o capô
Sobrou espaço para o motor 2.0 sob o capô (Divulgação/Mercedes-Benz)

Ao contrário das versões mais caras do AMG GT, aqui há apenas tração traseira, mas o câmbio de nove marchas, agora um dupla embreagem com caixa úmida no lugar do conversor de torque. O carro demora 4,6 s para ir de 0 a 100 km/h, com 280 km/h de máxima.

Continua após a publicidade
Painel do novo Mercedes-AMG GT 43
Painel do novo Mercedes-AMG GT 43 (Divulgação/Mercedes-Benz)

Normalmente, parte da grade frontal fica fechada para melhor a aerodinâmica, mas pode ser aberta se necessário para arrefecer o motor. O aerofólio traseiro fica integrado à carroceria mas também traz movimento ativo: acima dos 80 km/h há cinco posições diferentes, ajustadas no equilíbrio ideal entre estabilidade e aerodinâmica.

Os itens opcionais do AMG GT 43 incluem amortecedores adaptativos e, principalmente, eixo traseiro esterçante. Até 100 km/h, as rodas de trás giram em sentido oposto às rodas da frente, seguindo-as acima dessa velocidade. É um recurso útil para tornar a direção ainda mais direta e precisa.

Continua após a publicidade
Atrás, o aerofólio 'brota' da carroceria quando necessário
Escapes quádruplos agora são redondos, ao invés de trapezoidais (Divulgação/Mercedes-Benz)

Entre os itens de série, por outro lado, há freios a discos perfurados que mesclam aço, alumínio e materiais compósitos. A frenagem fica mais poderosa e com vantagens como certa repelência à água, com performance menos prejudicada em dias de chuva.

Rodas podem ser de aro 19, 20 ou 21
Rodas podem ser de aro 19, 20 ou 21 (Divulgação/Mercedes-Benz)

O alumínio também é usado nos amortecedores, molas helicoidais, juntas de direção e mangas de eixo. Mais aço vai nas suspensões multilink (dianteira) e five-link (traseira). Em ambas, há barras estabilizadoras com massas móveis, tornando-as mais eficientes.

Visual consagrado

Em termos de design, o Mercedes-AMG GT 43 muda pouco, o que é bom. Afinal de contas, é difícil não gostar da carroceria cupê de duas portas, com a icônica grade Panamericana e um capô gigante. 

Mercedes-AMG GT 43; Exterieur: sonnengelb uni; Interieur: Leder Nappa sage grey (Energieverbrauch kombiniert 10,3 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 235 g/km, CO2-Klasse: G);Energieverbrauch kombiniert: 10,3 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 235 g/km, CO2-Klasse: G Mercedes-AMG GT 43; Exterior: sun yellow; Interior: Nappa Leather sage grey/black (energy consumption, combined 10,3 l/100 km, CO₂ emissions combined: 235 g/km, CO₂-class: G);Combined energy consumption 10.3 l/100 km, combined CO2 emissions 235 g/km, CO2 class G
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O retoque mais notável é o para-choque dianteiro, onde ficam as entradas de ar ativas que são bem maiores do que é utilizado nas versões com motor V8. Atrás, o difusor foi levemente alterado, e os escapes quádruplos são redondos ao invés de trapezoidais.

Dá para incluir segunda fileira de bancos no cupê
Dá para incluir segunda fileira de bancos no cupê (Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes diz que o interior do AMG GT 43 é “hiperanalógico”, mas, na verdade, há quadro de instrumentos digital e central multimídia de 11,9”. Dá para revestir o painel com alumínio, fibra de carbono ou plástico em preto brilhante, mas os extravagantes também têm dois tipos de madeira à disposição.

Continua após a publicidade

Mercedes-AMG GT 43; Exterieur: sonnengelb uni; Interieur: Leder Nappa sage grey (Energieverbrauch kombiniert 10,3 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 235 g/km, CO2-Klasse: G);Energieverbrauch kombiniert: 10,3 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 235 g/km, CO2-Klasse: G Mercedes-AMG GT 43; Exterior: sun yellow; Interior: Nappa Leather sage grey/black (energy consumption, combined 10,3 l/100 km, CO₂ emissions combined: 235 g/km, CO₂-class: G);Combined energy consumption 10.3 l/100 km, combined CO2 emissions 235 g/km, CO2 class G

Quem busca incrementar a esportividade ainda pode escolher bancos em concha e volante com empunhadura ajustada para o automobilismo. Por outro lado, também dá para acrescentar dois bancos extras, criando uma segunda fila no carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.