Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Nissan N7 é quase um Sentra elétrico e usa IA para aumentar conforto dos bancos

Feito com base em um sedã da Dongfeng, o N7 tem estofamento em gel com sensores e inteligência artificial para se adaptar ao corpo dos passageiros

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 mar 2025, 18h58 - Publicado em 9 mar 2025, 17h00
Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)
Continua após publicidade

A Nissan está em um momento crítico, mas isso não está impedindo novos lançamentos. A montadora está lançando um novo sedã elétrico no mercado Chinês que, apesar do logotipo Nissan, tem um DNA muito mais próximo da China do que do Japão.

O Nissan N7 é quase uma reestilização do Dongfeng eπ 007 — isso mesmo, “pi”. Ele está sendo lançado por meio da joint venture das duas montadoras e empresta arquitetura, motores, tecnologia e até um pouco do visual do irmão chinês.

Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)

Olhe para a dianteira e você notará um design muito parecido entre os dois modelos. Os DRLs finos são marca registrada, mas no Nissan eles acompanham toda a linha do capô. Os faróis principais ficam mais abaixo e tem forma de bumerangue, sendo um pouco menores e mais “pontudos” no N7.

Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)

Na traseira, as coisas são um pouco mais parecidas. Os dois têm barra iluminada, mas no N7 ela é um pouco mais estilizada, tendo até o nome da Nissan no centro. Aliás, todas as luzes são em LED Matrix e podem exibir diferentes projeções e inscrições.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Outra mudança importante está no formato da carroceria, com uma seção traseira um pouco maior no N7. Isso faz com que ele seja mais longo que o eπ 007, medindo 4,93 m de comprimento, contra 4,88 m.

Ele também é mais alto, com 1,48 m de altura, ante 1,46 do ‘irmão’. Mas os dois têm os mesmos 1,89 m de comprimento.

Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)
Continua após a publicidade

O interior é uma prova de que o N7 é um carro feito para os chineses. O design da cabine é voltado ao público local, sendo bem minimalista. No console central, não há nenhum botão, e o seletor de modos de condução e transmissão fica no volante. E no apoio de braços das portas, há botões para destravamento das portas e dos vidros.

Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)

Todo o resto fica concentrado na central multimídia de 15,6’’ e no painel de instrumentos digital de 8,8’’. Os sistemas do N7 são geridos por um processador Qualcomm Snapdragon 8295P avançado com 32 GB de RAM e 256 GB de armazenamento de dados.

Mas a tecnologia avançada mesmo estão nos assentos AI Zero Pressure Cloud Carpet. Ele usa inteligência artificial, que utiliza 49 sensores para rastrear a posição corporal dos passageiros. O estofamento é feito com um gel, que levou três anos para ser desenvolvido e se ajusta de acordo com o posicionamento e a dinâmica do corpo.

Continua após a publicidade
Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)

A Nissan promete também um sistema ADAS de nível 2, ou seja, terá itens como piloto automático adaptativo e assistente de troca de faixas. Esse sistema é desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Momenta, especializada na introdução de inteligência artificial em algoritmos de piloto automático.

Nissan N7
Nissan N7 (Nissan/Divulgação)

Quanto aos motores, há duas combinações disponíveis. A versão mais básica tem motor de 218 cv e bateria de 58 kWh, mas que não teve seu alcance divulgado. Por outro lado, a versão mais cara terá 635 km de alcance, de acordo com o ciclo CLTC, garantidos por uma bateria de 73 kWh.

Continua após a publicidade
Nissan N7
Bancos usam IA para se adaptar ao corpos dos passageiros (Nissan/Divulgação)

O N7 deve estrear na China até maio e a expectativa é que ele custe mais que o Dongfeng eπ 007, que custa entre 132.000 e 157.000 yuans, algo em torno dos R$ 105.500 e R$ 120.000, aproximadamente.

Até o final de 2026, a joint venture Dongfeng Nissan planeja colocar mais três modelos “conjuntos” no mercado chinês: um sedã híbrido e dois crossovers (elétrico e híbrido).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.