PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sedã elétrico da Dongfeng tem nome bizarro e portas de Lamborghini

Novo Dongfeng eπ 007 une a carroceria com jeitão de cupê de quatro portas com inspirações em carros da Lamborghini e da McLaren

Por Lucas Parente
Atualizado em 22 jan 2024, 19h44 - Publicado em 22 jan 2024, 19h10
Dongfeng-Ep-7-36-1536x1232
 (Dongfeng/Divulgação)
Continua após publicidade

A Dongfeng é uma das mais antigas e tradicionais fabricantes de automóveis da China. Como grande parte das montadoras, a empresa vem se atualizando ao mercado e apresenta agora o seu mais novo carro elétrico, o Dongfeng eπ 007. Sim, o nome é esse mesmo.

É um tanto quanto peculiar ter em seu nome o número do pi, que é representado pela letra grega “π”, uma das mais conhecidas e importantes da Matemática. No entanto, o símbolo é apenas uma representação nominal para o carro e não carrega nenhuma simbologia ou dado de desempenho através dele. Alguém deu a ideia e concordaram de ser esse o nome, basicamente.

Dongfeng-Ep-7-08-1536x1024
(Dongfeng/Divulgação)

Agora falando explicitamente sobre o carro, o eπ 007 é tratado como sedã grande (são 4,88 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,46 m de altura e um grande entre eixos de 2,91 m) mas, na prática, é um elegante cupê de quatro portas com design aerodinâmico e atual. A dianteira é muito semelhante a diversos outros veículos elétricos chineses, com luzes diurnas afiladas em LED e faróis posicionados um pouco abaixo.

Alguns outros elementos são bem notáveis, como maçanetas embutidas, lanternas traseiras interligadas e em LED, spoiler retrátil, dentre outros. O Dongfeng eπ 007 ainda tem como opcional as portas dianteiras com abertura tesoura, inspiradas nos carros da Lamborghini. Para isso, é necessário desembolsar cerca de 22.000 yuans, algo em torno de R$ 15.000.

Continua após a publicidade

O carro está disponível para encomenda a partir de 159.000 yuans (R$ 109.700), uma pechincha considerando o atual poder de compra dos chineses.

Dongfeng-Ep-7-55-1536x864
(Dongfeng/Divulgação)

E não abre mão de confortos. Na cabine há uma tela central de infoentretenimento de 15,6 polegadas, enquanto o quadro de instrumentos digital é de 8,8 polegadas e, este sim, pode girar para apresentar um mostrador focado no desempenho do carro. É um recurso que pode ser encontrado em um McLaren 720S, por exemplo.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Dongfeng ainda equipou os assentos frontais com massagem em 8 pontos, um sistema de iluminação ambiente de 64 cores, uma configuração de som premium com 20 alto-falantes, carregamento sem fio de 50 W e reconhecimento facial para destravamento de portas. Há, também, uma gama de 38 sensores que permitem várias funções, incluindo estacionamento com memoria, estacionamento com controle remoto e sistema avançado de assistência a direção da empresa.

Opções de motores

Dongfeng-Ep-7-07-1536x1024
(Dongfeng/Divulgação)

O eπ 007 estará disponível em variantes com diferentes motores elétricos e baterias, mas também em versão com autonomia estendida por um motor a gasolina. A versão de entrada 53-Pro BEV tem bateria de 56,83 kWh, um motor elétrico de 215 cv e 31,6 kgfm. Possui autonomia de até 530 km com uma única carga e pode ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

A segunda variante da gama é o 620Pro 4, com bateria de 70,26 kWh e um motor elétrico traseiro de 268 cv 32,6 kgfm. O carro pode ainda ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, 1 segundo a menos que a versão anterior. Sua autonomia também é maior, podendo rodar 620 km com uma carga.

Continua após a publicidade

No topo da linha está a versão 540 Max, que é focada em desempenho. Ele mantém a mesma bateria de 70,26 kWh mas traz dois motores elétricos que fornecem 536 cv e 65,2 kgfm combinados. Esta variante possui um desempenho muito menor do que as anteriores, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e sua autonomia é de 540 km.

Dongfeng-Ep-7-25-1536x1025
(Dongfeng/Divulgação)

A Dongfeng também disponibiliza uma versão de alcance estendido chamada 200Pro, que combina um motor 1.5 a gasolina com uma bateria de 28,39 kWh e utiliza o mesmo motor elétrico de 215 cv. Esta versão pode rodar até 200 km exclusivamente com energia elétrica ou impressionantes 1.200 km com o motor a combustão servindo como extensor de autonomia.

Como já dito, o Dongfeng eπ 007 já pode ser reservado e parte dos 159.000 yuans ou cerca de R$ 109.700. Além do baixo valor, a Dongfeng ainda disponibilizará um subsídio de 10.000 yuans (R$ 6.900) para os compradores antecipados poderem realizar mudanças no carro, como cores, acessórios, opcionais, etc.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.