MG estreia no Brasil com três carros elétricos e de olho nos híbridos
De volta ao Brasil, desta vez com operação própria, marca inglesa agora venderá carros chineses, incluindo um esportivo conversível de 510 cv
A MG Motor reforça a ofensiva de marcas chinesas no Brasil. Após uma incursão por meio de importadores entre 2011 e 2012, agora a MG está de volta ao Brasil com uma operação financiada pela SAIC, conglomerado chinês que comprou a marca de origem britânica em 2009.
O nome MG vem de Morris Garages, uma fabricante centenária que tem um grande legado (inclusive no Brasil) com pequenos roadsters esportivos. A empresa tentará ao máximo trabalhar esse fator histórico neste primeiro momento. Seu carro mais caro neste momento, inclusive, é o roadster elétrico MG Cyberster, que custa R$ 499.800,00.
A MG começa a vender seus carros no Brasil imediatamente em 24 concessionárias nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Há três modelos na estreia: além do Cyberster, o SUV MG S5 e o hatch médio MG 4. Caberá a eles defender a estratégia que prevê que os MG sejam mais “premium” que os carros de outras marcas chinesas.
Uma questão importante é que a MG vende mais carros fora da China do que na China e a Europa é um grande mercado para a marca. Inclusive, os carros que chegam ao Brasil seguem uma especificação europeia em termos de conteúdo e suspensão. Ou seja, eles já chegam com menos aspecto de carro chinês.
Como são os carros da MG Motor
O carro com maior expectativa é o MG 4. Não se trata exatamente do MG 4 Urban lançado na China, mas sim a reestilização do MG 4 normal, que faz sua estreia mundial no Brasil com atualização na dianteira e, principalmente, uma nova cabine.
É um produto curioso para o Brasil por ser um hatchback médio, um segmento que está praticamente morto no país e que sobrevive com alguns modelos premium e versões esportivas como Golf GTI e Civic Type R. Seus 4,28 m de comprimento o aproximam de um Jeep Compass.
Chegará na versão mais potente, a Xpower, com 435 cv de potência máxima e um torque de 61,2 kgfm (600 Nm). Segundo a fabricante, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
O conjunto motriz é alimentado por uma bateria que, segundo o padrão Inmetro, confere uma autonomia de até 279 km. Construído sobre a plataforma modular MSP, o MG4 2025/2026 aceita carregamento rápido, recuperando de 30% a 80% da carga em 22 minutos.
Apesar da performance, o MG4 Xpower promete ser bem prático. O porta-malas tem capacidade para 350 litros, volume que se expande para 1.165 litros com os bancos traseiros rebaixados, reforçando a ofensiva da marca no segmento de elétricos no país.
Custará R$ 224.800, um valor que o afasta um pouco das versões mais potentes dos hatches compactos elétricos como BYD Dolphin Plus (R$ 184.800) e GWM Ora 03 (R$ 189.000). Este preço promocional é válido apenas até 30 de novembro, passando a custar R$ 229.800 após esta data.
O MG S5 é uma aposta entre os SUVs elétricos de porte médio, onde estão os Leapmotor C10 BEV, o Geely EX5 e o BYD Yuan Plus. Seu motor elétrico traseiro tem 205 cv, uma potência modesta, e sua bateria de 62 kWh garante o alcance de 351 km, já pelo ciclo do Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 6,3 segundos. O porta-malas tem 453 litros.
Em estações rápidas de corrente contínua (DC) de até 150 kW, o S5 recupera de 10% a 80% da carga em 26 minutos. O SUV também terá conectividade via aplicativo MG iSMART, que permite localizar o veículo e pré-aquecer a cabine remotamente.
O interior aposta em telas flutuantes, com 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e 12,8 polegadas para a central multimídia, que terá YouTube e Spotify nativos, além de conectividade com Android Auto e Apple Carplay.
Chegará inicialmente apenas na versão Luxury, custando R$ 219.800. Como comparação, o BYD Yuan Plus está sendo vendido por R$ 235.990, enquanto os recém-lançados Geely EX5 e Leapmotor C10 custam R$ 195.800 e R$ 189.990, respectivamente.
No topo da linha estará um carro bem incomum no mercado nacional. O MG Cyberster é um roadster elétrico que simboliza o legado esportivo da marca inglesa e promete um desempenho de supercarro, custando R$ 499.800. O conversível entregará 510 cv de potência e um torque de 73,9 kgfm (725 Nm), sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
Esse desempenho é fruto de um sistema de tração integral inteligente, que atua sob demanda, e conta com freios de alta performance assinados pela Brembo. A bateria garante uma autonomia de 342 km (padrão Inmetro) e pode ser recarregada de 10% a 80% em 38 minutos, utilizando carregadores rápidos de 150 kW.
O design é inspirado nos clássicos da marca, mas com um pouco de hiperesportivo e até alguns detalhes que lembram a Alfa Romeo. O destaque fica para as portas que abrem no estilo tesoura (para cima) e para a capota elétrica, que tem acionamento rápido e completa o ciclo em apenas 10 segundos.
Por dentro, a cabine foca em um cockpit imersivo para o motorista. O painel é composto por três telas digitais e os acabamentos internos são revestidos em couro.
Todos os veículos são cobertos por uma garantia robusta de 7 anos, com 8 anos de cobertura específica para a bateria. O pacote inclui também conexão 4G embarcada e serviço de road assistance 24 horas, ambos oferecidos como cortesia durante os primeiros 2 anos.
Além disso, como condição especial de lançamento, os clientes serão presenteados com um Wallbox residencial de 7 kW e um carregador portátil de 3,4 kW. A oferta de lançamento se completa com condições de financiamento em taxa 0%.
Híbridos no futuro
Como adiantado por QUATRO RODAS, a MG tem planos de oferecer também carros híbridos. Uma das concessionárias vistas pela reportagem contava com imagens e um vídeo promocional do MG ZS. Trata-se de um SUV compacto de 4,5 m de comprimento, que competirá no segmento de modelos como o Toyota Corolla Cross.
Seu trunfo será a mecânica híbrida plena (HEV), que dispensa recarga externa. O sistema combina um motor 1.5 aspirado de 102 cv a um motor elétrico de 136 cv. A potência combinada alcança 194 cv, alimentada por uma bateria de 1,83 kWh.




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